Justiça

Otávio Praxedes destaca importância da educação para alunos de escola em que estudou

Ascom TJ-AL | 22/11/18 - 21h34
Otávio Praxedes conversou com os estudantes e falou sobre a importância dos estudos | Caio Loureiro / Ascom TJ-AL

Mais de cinco décadas depois de ter estudado na Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Otávio Praxedes, pôde incentivar, nesta quinta-feira (22), os atuais alunos da instituição a se dedicarem aos estudos. O desembargador recebeu uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados a Alagoas e aproveitou para falar sobre sua trajetória e suas conquistas através da educação.

“Hoje estou aqui para matar essa saudade do lugar onde iniciei tudo. Fui uma pessoa muito pobre e queria dar meu exemplo para as crianças daqui também e dizer que elas podem ter essa mesma realização de vida, sendo uma pessoa de origem humilde. Só tenho a agradecer a Deus por estar em uma condição melhor hoje, mas tudo através dos estudos”.

O desembargador Otávio Praxedes também lembrou dos tempos em que vendia pastéis feitos pela sua mãe na porta da escola para ajudar a complementar a renda da família, composta por uma mãe professora, pai motorista e 11 irmãos.

“Foi aqui que eu iniciei meus passos estudando e Deus me ajudando. Saindo daqui fui estudar em Maceió. Lá, fiz vestibular, entrei na Universidade Federal de Alagoas, terminei o curso de Direito, fiz outro curso superior, Administração Pública, e depois retornei à universidade para fazer pós-graduação. Posteriormente, fui a Buenos Aires fazer doutorado. A minha trajetória foi muito ligada aos estudos e reconheço que foi através disso que eu me realizei na vida. As coisas materiais que conseguimos nos dão uma sensação de felicidade, mas os estudos foram mais importantes para mim, porque o que aprendi na vida ninguém nunca me tirou”, revelou o presidente.

Diretora da escola desde 2015, Sandra Vitorino Nascimento explicou que a instituição alcançou, em 2017, a maior nota do IDEB em Alagoas. Segundo ela, homenagear o presidente Otávio Praxedes é uma forma de mostrar aos estudantes o poder da educação pública de qualidade.

“A escola está com o movimento normal porque não adiantava fazer uma homenagem a um ex-aluno sem estar presente a peça fundamental da nossa instituição, que são os alunos. Eles presenciarem que tem um ex-aluno que, em 1962, concluiu seus estudos na nossa escola e está retornando dentro de uma conquista profissional dessas é algo de se espelhar e dizer ‘eu também sou capaz’. Nada mais tem fundamento do que você educar pelo exemplo, exemplificar que o aluno é capaz de conquistar o que ele quiser, desde que tenha, primeiro, fé em Deus e, segundo, que ele se agarre a nossa arma poderosa que é a educação”, disse a diretora.

Otávio Praxedes com a colega de escola Elza Ferreira e a gerente regional de ensino, Roseane Vasconcelos. Foto: Caio Loureiro

José Elaine Lopes de Oliveira, amigo de infância e ex-professor do presidente Otávio Praxedes, lembrou o tempo em que jogavam futebol juntos e dos momentos na sala de aula.

“Pela carência de professor, eu terminei o ginásio e fui ensinar. Ensinei 3ª e 4ª séries a ele, ensinei Matemática e Organização Social e Política Brasileira. Como aluno ele era bom, tinha suas fases, mas era comportado por causa da disciplina doméstica. É um prazer muito grande ter um amigo de infância que hoje se encontra como presidente de um dos poderes do estado. Para mim é um orgulho”, disse.

Também muito lembrado pelos colegas pelo seu desempenho como jogador de futebol, o presidente Otávio Praxedes falou sobre sua trajetória curta e feliz no esporte.

“Eu e meus irmãos gostávamos muito de jogar futebol, mas minha mãe puxava muito pelos estudos. Também tive muitas realizações jogando futebol, comecei jogando no [time] Zumbi, no Náutico e quando fui estudar em Maceió fui convidado para jogar no CSA. Fui campeão alagoano, mas deixei o futebol rápido. Com 21 anos fui me dedicar aos estudos. E foi através dos estudos e com essa lembrança muito positiva do futebol que eu agradeço a Deus pelas realizações de vida”, contou.

Dona Elza Lopes de Oliveira, que foi vizinha e colega de escola do presidente, falou sobre a emoção de poder rever todos da família e relembrar a época em que conviviam. “Ele era um ótimo colega, jogava muita bola, chegava suadinho em casa e a mãe dele já mandava ele tomar banho para ir para a aula. Eu morava perto deles, ele era um menino educado e muito bom e continua. Fiquei muito emocionada em rever ele, a mãe e os irmãos. Relembramos o passado”, disse.

Os estudantes da escola fizeram da homenagem uma grande festa com apresentações culturais, como peça teatral, apresentação de música e contação de poesias. O Coral do Poder Judiciário de Alagoas também participou da solenidade.

Desembargador Otávio Praxedes ao lado de familiares e amigos. Foto: Caio Loureiro