Meio Ambiente

Outono começo nesta quarta com poucas mudanças no clima

Segundo o Inmet, a influência do El Niño é menor do que em anos anteriores; no Sudeste há previsão de chuva nos primeiros dias da estação

VEJA.com | 20/03/19 - 21h41
Outono | Pixabay

O outono começa nesta quarta-feira, 20, às 18h58, e deve chegar sem grandes mudanças de temperatura e umidade do ar amenas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o comportamento dos oceanos a partir do fim de 2018 indica a possibilidade de uma estação também sem grandes desequilíbrios entre as regiões do Brasil, até o início do inverno, em junho. As quedas de temperatura, segundo o Climatempo, devem ser sentidas apenas a partir de maio.

O outono no Brasil é marcado pela força das chuvas na região Sul, diminuição da precipitação no Norte e no Nordeste e ar seco e aumento de temperaturas nas regiões centrais. Quanto maior a presença do El Niño, mais acentuadas e contrastantes são as situações climáticas das regiões. O Climatempo adverte porém que na região Sudeste uma frente fria deve trazer nuvens que podem causar chuvas e temporais.

Em novembro passado, segundo o Inmet, o El Niño foi atenuado por uma expansão das águas do Oceano Pacífico. Para que o fenômeno ocorra é necessário o aumento de mais de 0,5 graus das águas oceânicas. Mas o instituto alerta que, diante da imprevisibilidade do El Niño, é sempre importante que as regiões se preparem para seus efeitos climáticos. A probabilidade de o fenômeno atingir algumas regiões do Brasil é de 70%, ocorrendo em intensidade fraca até o início do inverno.