Mounir Nasraoui, pai do atacante Lamine Yamal, do Barcelona e da seleção da Espanha, foi apunhalado várias vezes em um estacionamento em Mataró, município próximo à cidade de Barcelona, nesta quarta-feira. As informações foram publicadas primeiro pelo jornal "La Vanguardia", da Catalunha. Ele se encontra em estado grave, mas estável, no hospital de Can Ruti de Badalona.
Ainda segundo o "La Vanguardia", a unidade de investigação da Polícia da Catalunha, a Mossos d'Esquadra, já iniciou as investigações, encontrou testemunhas do ocorrido e realizou "várias detenções de suspeitos". De acordo com o jornal, a agressão pode ser derivada de uma briga anterior, por motivos desconhecidos.
O pai do jogador do Barça estaria passeando com seu cachorro pelo bairro, quando foi atacado por um homem, sem possibilidade de defesa, segundo interlocutores consultados pelo "Vanguardia". Vizinhos explicaram que até oitos veículos de polícia foram até o local atender a ocorrência.
Lamine Yamal foi criado em Rocafonda, bairro humilde da cidade de Mataró, a 30 km de Barcelona. Apesar de ter nascido em território espanhol, ele tem outras duas nacionalidades devido às origens da família. A mãe nasceu na Guiné Equatorial, enquanto o pai é marroquino.
Por ser um bairro humilde e de maioria imigrante (cerca de metade dos habitantes é marroquino) Rocafonda sofre constante ataques pela diversidade presente. O local é alvo, por exemplo, do VOX, partido da extrema-direita espanhola, que já se referiu à região como "lugar de esterco multicultural".
Pai de Lamine, Mounir Nasroui já se envolveu em problemas com a polícia por defender o bairro. Em maio do ano passado, menos de um mês depois da estreia de Yamal com a camisa profissional do Barcelona, Nasroui atacou uma tenda do VOX que fazia campanha eleitoral em Rocafonda, com gritos de "racistas".
Lamine Yamal foi um dos destaques da campanha campeã da seleção espanhola na Eurocopa 2024. Ele foi eleito o melhor jogador jovem da competição. O atacante terminou o torneio com um gol e quatro assistências (líder geral nesse segundo quesito).