Alagoas

Palestra ?Allan Kardec e o Livro dos Espíritos? atrai atenção de público da Bienal

21/11/15 - 16h47


Espíritas, simpatizantes, curiosos, pessoas de várias religiões e até sem religião lotaram o auditório Massayok, hoje pela manhã, durante a  palestra do escritor, expositor e médium espírita  mineiro Carlos Alberto Costa, no Centro de Convenções de Maceió, palco da  7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

O tema da palestra, “Allan Kardec e o Livro dos Espíritos , aguçou a curiosidade do funcionário dos Correios Ednaldo Malta, que, segundo ele, “ia passando” , quando  resolveu entrar para entender como funciona a Doutrina dos Espíritos. “Sou católico, mas gosto de aprender sobre  as religiões”, justificou. “Oportunidades como estas quebram barreiras entre as religiões e   ajudam a derrubar tabus”, avalia o estudante de engenharia da Ufal  Marcos Santiago, que se autodeclara espírita.

A curiosidade, segundo o palestrante, também moveu o próprio cientista francêsHippolyte Léon Denizard Rivail , Allan Kardec,  num trabalho minucioso de entrevista com os espíritos, que acabou resultando na publicação do Livro dos Espíritos, em abril de 1857, ainda hoje principal obra da codificação espírita com mais de mil questões referentes à moral cristã, ciência e filosofia.

Para o palestrante espírita, os  tempos modernos favorecem  o ser a buscar  compreender o porquê da vida. “As religiões que não conseguem atender a essa demanda acabam por distanciar as pessoas, mas isso não quer dizer que não tenham sua importância para a formação moral dos que as seguem”, afirmou Costa, lembrando que o Espiritismo, em momento algum, tem o propósito de instituir uma nova ordem , quer apenas levar os homens à reflexão sobre as causas de suas aflições na família, no trabalho e em todos os demais grupos sociais.

Costa elogiou declarações recentes do papa Francisco, principal líder católico, que  incentivam a quebra de paradigmas e a reflexão profunda para um sistema tradicional. “Quando o papa Francisco lembra que as festividades natalinas soam falsas em tempo de guerra, ele está referindo-se, sabiamente, ao verdadeiro sentido do Natal, e à necessidade de orar para que a paz se estabeleça. E nós, espíritas, também reconhecemos que essa festa cristã favorece o restabelecimento de laços, em nível  macro mundial e, sobretudo, das relações familiares”, destacou.

As palestras oficinas e demais atividades da Bienal prosseguem até dia 29 deste mês. A organização do evento  recomenda que os interessados em participar das oficinas cheguem meia hora antes para fazer sua inscrição. Se o interesse for por palestras e bate-papos, não será preciso se inscrever, a lotação dos espaços será preenchida por ordem dechegada.

Para conferir a programação completa da Bienal, clique no link. Mais informações e novidades, acesse o blog da Bienal e nossas redes sociais. Acesse também o Instagram, FacebookTwitter, Snapchat – bienalalagoas e Periscope – @bienalalagoas



Fonte: Assessoria Bienal