Futebol Nacional

Palmeiras demite Vanderlei Luxemburgo após derrota para o Coritiba

UOL | 15/10/20 - 09h53
Agência Palmeiras

Vanderlei Luxemburgo não resistiu à derrota para o Coritiba e foi demitido pelo Palmeiras, na noite de quarta (14). O time teve atuação fraca no Allianz Parque e perdeu a terceira partida consecutiva no Campeonato Brasileiro. A diretoria havia saído da arena sem uma decisão, mas se reuniu na Academia de Futebol e decidiu pela mudança.

Luxa chegou a dar entrevista depois do jogo, cobrando uma melhora de postura dele e dos atletas. O vídeo foi divulgado quase duas horas depois da partida por conta de um problema na TV Palmeiras.

Campeão paulista, o treinador de 68 anos de idade vinha convivendo com muitas críticas recentes. Depois de chegar a 20 partidas sem perder (10 vitórias e 10 empates), o técnico acumulou a sequência negativa contra Botafogo, São Paulo e agora o Coxa, que não ganhava há quatro rodadas na competição.

A pressão cresceu depois do Choque-Rei, mas a diretoria ainda entendia que deveria dar uma última chance ao treinador. O Palmeiras, porém, pagou por um péssimo início contra o Coritiba, que estava na zona de rebaixamento até o início da rodada. Apesar de trocas ainda na primeira etapa, a equipe não conseguiu reverter o placar.

Luxa se despede com 18 vitórias, 15 empates e cinco derrotas na temporada — além de ganhar o Paulista e deixar o Verdão no meio da tabela do Brasileirão, ele liderou a equipe para a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores de forma invicta. Ao longo do ano, porém, não conseguiu fazer o time ter um bom desempenho em sequência.

Em sua quinta passagem pelo clube, o treinador se despede com o terceiro com mais partidas na história do Verdão. Foram 411 partidas, com 244 vitórias, 96 empates e 71 derrotas.