Futebol

Palmeiras x Atlético: 720 minutos sem vencer e duas classificações

Ogol | 11/08/22 - 10h51

Os números nem sempre contam toda uma história. O retrospecto recente de Atlético Mineiro e Palmeiras é um exemplo claro, e curioso, de como podem ser enganosos. Nesta quarta-feira, o Galo completou oito jogos de invencibilidade contra o Palmeiras... Apenas para lamentar a segunda eliminação traumática seguida na Libertadores para o Alviverde.

Ao todo são 720 minutos de invencibilidade atleticana contra o Palmeiras, sem contabilizar acréscimos. Foram seis empates e duas derrotas. Em todo esse período, o time alviverde não conseguiu passar mais de 12 minutos em vantagem contra o Galo. Ainda assim, as lembranças positivas só serão guardadas na memória dos torcedores alviverdes.

A última vitória do Palmeiras no confronto - no tempo regulamentar, claro - data de 2020. O time paulista goleou por 3 a 0 na sua arena. Andrey Lopes comandava a equipe à espera da chegada de Abel Ferreira... Desde que pisou no Brasil, o português não conseguiu vencer o Galo nos 90 minutos. Nem precisou para comemorar.

Os confrontos mais importantes foram pela Copa Libertadores. Em 2021, depois de um 0 a 0 em São Paulo, o Galo abriu o placar no Mineirão com Eduardo Vargas. Dudu decretou a igualdade e levou o jogo para as penalidades. O Palmeiras de Abel venceu na marca do cal e acabou por se sagrar campeão na sequência.

Em 2022, a história foi ainda mais cruel com o torcedor alvinegro. O Atlético chegou a abrir 2 a 0 em casa... Apenas para ceder o empate antes do apito final. A missão no Allianz Parque seria dura, mas Danilo tratou de renovar as esperanças do Galo com uma falta grosseira e vermelho antes dos 30 minutos jogados. Mesmo assim, o time de Cuca não conseguiu chegar ao gol da classificação, nem mesmo quando esteve com dois a mais, nos minutos finais, após expulsão de Gustavo Scarpa.

Nos últimos 26 confrontos entre Atlético e Palmeiras, os paulistas venceram apenas três vezes, contam as estatísticas. O torcedor do Galo trocaria facilmente estes números por uma classificação nesta quarta-feira.