Maceió

Pandemia: cooperativas de Maceió lançam campanha Coleta Seletiva Solidária; veja locais

Assessoria | 11/05/20 - 17h42

Devido à pandemia do Coronavírus a coleta seletiva domiciliar precisou ser paralisada. Essa realidade estancou toda uma cadeia produtiva que garante renda às famílias que contribuem com o setor. Para se adaptar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Maceió lançaram a campanha Coleta Seletiva Solidária. 

Com o tema "Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde coletiva", a ação chama atenção para os benefícios já comprovados da separação dos materiais recicláveis do lixo comum. Um gesto simples que contribui com a preservação do meio ambiente e garante saúde para todos.

Para garantir o fortalecimento da coleta seletiva e a segurança durante a quarentena é preciso evitar descarte irregular de máscaras, luvas e outros tipos de lixo hospitalar. Não permitir o contato desses contaminantes com o que será entregue à reciclagem para evitar que o vírus se alastre. Recomenda-se o descarte destes materiais junto ao lixo do banheiro para evitar contato com catadores ou garis.

Outra necessidade enfatizada pela campanha é a do envio dos materiais recicláveis aos Pontos de Entrega Voltaria (PEV’s). Todo ciclo de reciclagem nesse momento será concentrado nesses pontos fixos disponibilizados pela prefeitura.

É com o material deixado voluntariamente pelo cidadão que será possível manter parte dos recursos que as famílias precisam para permaneçam seguras por meio do isolamento social. 

União pela reciclagem

Fazem parte dessa união de forças as cooperativas Cooplum, Coopvila, Cooprel do Benedito Bentes e Cooprel Antares. Essa campanha pretende dar visibilidade ao setor que contribui com renda e dignidade de mais de 8 mil catadores de materiais recicláveis alagoanos. Pessoas que diretamente são responsáveis pela redução da poluição ao destinar matéria prima para a reciclagem.

Só em Maceió, as cooperativas são responsáveis pela destinação correta de pelo menos 1,5 mil toneladas de resíduos ao ano e beneficia diretamente mais de 110 famílias, como aponta informações dos projetos “Reciclar Pelo Brasil” (ANCAT). 

Com a crise causada pela pandemia essas cooperativas passam a trabalhar em horários reduzidos e contando apenas com a atitude solidária da sociedade. Ao realizar a separação das embalagens recicláveis em seu domicílio, o morador precisa encaminhar esses resíduos para os PEV’s mais próximo do seu bairro.

Confira os locais para o descarte adequado em PEV’s:
Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes;
em frente ao Colégio Atheneu – Salvador Lyra;
na calçada do Terminal do Graciliano Ramos;
no terminal do Fernão Velho;
Praça em frente ao terminal da Colina;
Praça Lucena Maranhão – Bebedouro;
Praça 200 anos – Zé Tenório;
Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes;
Guaxuma;
Mirante do Jacintinho;
Terminal do Trapiche;
Praça em Frente a USF da Pitanguinha;
praça próximo a guarda municipal - Vergel; 
Praça da Faculdade – Prado;
em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada;
Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa;
Praça do Skate – Ponta Verde.

Veja o vídeo da campanha.