Alagoas

Papa Francisco nomeia novo bispo para diocese de Palmeira dos Índios

Manoel de Oliveira Soares Filho era padre de Dom Eliseu, cidade do Estado do Pará.

Vatican News | 19/12/18 - 09h57
Reprodução

A diocese de Palmeira dos Índios (AL) tem novo bispo: o Papa Francisco nomeou para o cargo o sacerdote Manoel de Oliveira Soares Filho, do clero de Bragança do Pará, até então pároco de “Nossa Senhora Aparecida” no município paraense de Dom Eliseu.

Padre Manoel de Oliveira Soares Filho

Padre Manoel nasceu em 26 de setembro de 1965, em Domingos do Campim (PA). O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre Saulli, em 20/02/1983. Cursou Filosofia no seminário arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA.

Em 28/06/1992, ordenou-se diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondo do Pará (PA). Ordenou-se padre em 26/09/1993, em São Domingo do Capim (PA).  Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, é  membro do Conselho Presbiteral. Também é vigário geral.

Saudação
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao padre Manoel de Oliveira Soares Filhos. O texto é assinado pelo secretário-geral da Conferência, dom Leonardo Steiner. Confira, abaixo, a saudação na íntegra:

Saudação da CNBB ao P. Manoel de Oliveira Soares Filho

"Brasília-DF, 19 de dezembro de 2018

Prezado irmão padre Manoel de Oliveira Soares Filho.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como bispo diocese da diocese vacante de Palmeira dos Índios (AL) anunciada nesta quarta-feira, 19 de dezembro. Nossa palavra sempre de agradecimento ao Santo Padre pelo zelo manifestado com as Igrejas Particulares no Brasil.

Contemplamos sua trajetória de vida e missão: em setembro passado, o senhor completou 25 anos de sacerdócio. Desde 1993, o senhor tem se dedicado ao trabalho pastoral paroquial e aos estudos especializados no campo da Doutrina Social da Igreja. Atualmente, exercia um serviço próximo ao seu bispo diocesano, dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, da diocese de Bragança (PA), como vigário episcopal. Tudo isso, certamente, serviu a Deus como instrumento de preparação para este momento da chegada do ministério episcopal em sua vida.

Saudamos sua nomeação com as palavras do Papa Francisco dirigidas aos bispos do Brasil, em 2013, quando ele nos visitou por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Desejamos paz e serenidade para seu ministério e enviamos nosso abraço e nossas preces.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB
"