Alagoas

Para conter 3ª onda, praias, comércio, bares e restaurantes voltam a fechar nos finais de semana

TNH1 | 27/05/21 - 14h43

Depois de prorrogar o decreto que rege as medidas de combate à pandemia na última terça-feira, 25, o governador Renan Filho (MDB) anunciou na tarde desta quinta-feira, 27, um novo decreto, onde recuou e voltou a adotar medidas mais rígidas de distanciamento social. Comércio, bares se restaurantes voltam a ser fechados nos finais de semana. 

Antes de apresentar as medidas (confira abaixo), o governador justificou o endurecimento das medidas. "Para preservar a segurança das pessoas e apresentar ao alagoano que o Brasil se coloca muito próximo de uma nova onda, que, se não for contida, perderemos muitas vidas. As pessoas às vezes não sabem o que são 450 mil vidas perdidas, só compreendem mais de perto quando essa morte leva alguém de sua família. Tem gente que tem dificuldade de observar isso, mas o estado tem que cumprir o seu papel", disse Renan Filho.

As medidas anunciadas hoje foram pauta de várias conversas do governador com o secretário Alexandre Ayres e técnicos da Sesau, para chegar a um consenso, depois da prorrogação das regras anteriores. Como havia adiantado o blog do Ricardo Mota no TNH1, Alagoas permanece na chamada fase vermelha, com as novas medidas valendo a partir da zero hora dessa sexta-feira, 28 até às 23h59 do dia 10 de junho. Confira.

Centro das cidades: volta a funcionar das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, fechando de sábado até segunda-feira e feriados. 

Lojas de rua e galerias: abrem das 10h às 18h de terça a sexta-feira. 

Shoppings: abrem das 11h às 20h e fecham sábado, domingo e às terças-feiras, além dos feriados.

Bares e restaurantes: abrem das 5h da manhã às 20h, de segunda a sexta. Já aos sábados, domingos e feriados, funcionam apenas entrega e sistema pague e leve.

Praias, marinas, rios e lagoas, calçadões: vedado acesso sábados, domingos e feriados. No calçadão, é vedado qualquer tipo de atividade, social ou comercial, e atividades físicas.

► Voltam a fechar teatros, museus, parques e cinemas.

"Toque de recolher": restrição de circulação de pessoas  volta ao horário de 21h até as 5h

Assista a coletiva na íntegra: