Trânsito

"Pardais" serão instalados em 32 pontos de Maceió e já têm prazo definido

10/11/15 - 12h25

"Pardais" serão instalados em 32 pontos de Maceió e passam a valer em 90 dias (Crédito: Arquivo TNH1)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió informou nesta terça (10) que 32 pontos considerados críticos na Capital vão receber equipamentos de fiscalização eletrônico, mais conhecidos como "pardais". A novidade deve começar a valer em 90 dias.

A contratação de uma empresa de fiscalização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (03), e o objetivo da medida, segundo a Prefeitura, é diminuir o número de acidentes de trânsito e despertar a consciência de condutores quanto aos cuidados necessários no trânsito.

De acordo com o assessor técnico da SMTT, Arypuanã Neto, a contratação se deu por ata de registro de preço, e o valor que pode ser utilizado em até 12 meses é de cerca de R$ 9 milhões. “O contrato garante que podemos dispor de todo esse aparato, mas serão implantados inicialmente cerca de R$ 100 mil em equipamentos em 32 pontos críticos da cidade onde ocorrem mais acidentes”, explica.

Ainda segundo Neto, os equipamentos surgem também para dar apoio no que diz respeito a coibir as infrações de avanço de semáforo, avanço do sinal vermelho e o avanço da faixa seletiva de ônibus urbano, cuja existência visa melhorar a eficiência do transporte. “O acesso à faixa para ônibus é permitido quando os veículos forem entrar em algum lote e precisem realizar esse acesso, mas ele só pode trafegar dentro da faixa por até duzentos metros”, detalha.

A implantação dos equipamentos por parte da empresa contratada deve ocorrer dentro de 60 dias e, após a instalação, terá início um período de 30 dias para educação de trânsito, adaptação dos condutores e divulgação ostensiva. Algumas avenidas beneficiadas serão Menino Marcelo, Assis Chateaubriand, Gustavo Paiva, Rotary, Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Comendador Leão e Dona Constança.



Fonte: Com Secom Maceió