Meio Ambiente

Parque Municipal: colaboradores reintroduzem animais silvestres na natureza

Ascom Sudes | 10/05/21 - 20h05
Ascom Sudes

As equipes do Parque Municipal de Maceió não são responsáveis apenas por garantir o bom funcionamento do espaço, mas também trabalham ativamente para garantir o bem estar animal. Nesse sentido, os colaboradores fizeram, neste domingo (9), a reintrodução de cinco exemplares de cágados à natureza, sendo dois de barbicha (Phrynops geoffroanus) e três muçuãs (Kinosternon scorpioides).

Por ser uma reserva ambiental dentro dos limites urbanos, é comum que alguns animais saiam do seu habitat natural e acabem indo parar nas casas ou ruas próximas. Os cágados foram recuperados pela população que reside nos arredores do Parque e devolvidos para o trato correto.

A coordenadora dos Parques de Maceió, Rafaela Brito, diz que, devido a liberdade de locomoção que possuem, não existe o controle sob as espécies nativas que vivem no Parque e reforça o quão é importante essa reintrodução.

“Infelizmente, não podemos controlar por onde se locomovem e procuram seus alimentos. A população tem um papel importante tirando os animais do perigo que a cidade oferece e nos devolvendo. A reintrodução é fundamental para o equilíbrio da nossa fauna e flora. Após os animais passarem por uma triagem, eles retornam ao seu habitat natural, onde seguimos acompanhando pós-soltura. Isso acrescenta muito para o desenvolvimento do ecossistema”, afirmou a coordenadora.

Ao receber esses animais silvestres, os colaboradores do Parque fazem exames para verificar se há ferimento ou algo que prejudique sua vida a partir dali. Os bichos passam a ser monitorados e alimentados para que se recuperem. Após determinado prazo, caso não haja nenhum tipo de impedimento, são reintroduzidos na natureza.

“Caso seja encontrado na rua ou em alguma residência, orientamos que esses bichos sejam devolvidos para algum órgão ambiental. Jamais devemos domesticar animais silvestres sem autorização. Isso é crime”, completou Rafaela.