Mundo

Passagem do furacão Ida mata ao menos 9 pessoas em Nova York e Nova Jersey

CNN Brasil | 02/09/21 - 11h52
Motorista de van passa por área parcialmente alagada em Teterboro, Nova Jersey | Foto: Seth Wenig

Pelo menos nove pessoas morreram em decorrência das enchentes que atingiram o nordeste dos Estados Unidos durante a passagem do Furacão Ida, disseram autoridades nesta quinta-feira (2). Oito das mortes foram relatadas na cidade de Nova York e uma oitava no estado de Nova Jersey. Estados de emergência foram declarados pelos estados de Nova York e Nova Jersey, e pela cidade de Nova York.

Em toda a região, estradas foram transformadas em rios rapidamente e o maior sistema de metrô do Estados Unidos, em NY, ficou quase todo parado após o aguaceiro recorde. Sete das mortes em Nova York ocorreram no bairro do Queens, de acordo com o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, em inglês).

Uma mulher de 45 anos e um homem de 22 anos morreram em suas casas depois que a polícia não conseguiu retirá-los durante a enchente, disse o NYPD à CNN. Também no Queens, perto de Grand Central Parkway, uma mulher de 48 anos também morreu em casa devido às enchentes. Um homem de 50 anos, uma mulher de 48 anos e um menino de 2 anos foram todos declarados mortos na residência da família na 64th Street, em Manhattan, depois que policiais responderam a um telefonema do 911 sobre enchentes e os encontraram já inconsciente e sem resposta, disse a polícia.

Um porta-voz da polícia também informou à CNN que uma mulher de 86 anos, que morava em Corona, Queens, foi encontrada no porão por seu filho pouco antes da meia-noite. No Brooklyn, um policial encontrou um homem de 66 anos já morto em sua casa inundada perto da Ridgewood Avenue, disse o departamento à CNN.

Nova York proibição circulação não emergencial de veículos

A região dos três estados foi inundada em consequência da passagem do Ida.O Central Park, de Nova York, e Newark, em Nova Jersey, registraram níveis recordes de precipitação diária na quarta-feira. Um relatório do Serviço Meteorológico Nacional estima a precipitação no Central Park em 181 mm, “quebrando o antigo recorde de 97 mm estabelecido em 1927”. A maior cidade de Nova Jersey recebeu 213 mm de chuva, quebrando o antigo recorde de 56 mm estabelecido em 1959.

O sistema de metrô da cidade foi interrompido, com exceção de duas linhas, devido à enchente, deixando muitas pessoas presas e sem saber como voltariam para casa.Alguns ficaram parados em uma linha perto da Times Square por volta de 1h20 depois de saírem do torneio de tênis US Open, no Queens. Vídeos da estação mostraram água jorrando do teto de um vagão e atingindo as pessoas que tentavam sair, bem como um quiosque de bebidas girando pelo vento.

Enquanto a água invadia as estações, equipes de resgate retirava pessoas dos trens, disse o CEO da Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA), Janno Lieber, em um comunicado. A cidade também instituiu uma proibição de viagem que não sejam emergenciais para todos os veículos até às 5h00.

“Teremos algumas horas difíceis até que a chuva deixe a região. Quero realmente pedir a todos que se descolam pela manhã, que não entrem em ruas, estradas ou rodovias com muita água acumulada. Isso pode ser super perigoso”, disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, na noite de quarta-feira (1º). A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse que o nível de enchentes foi muito maior do que o esperado.

“Podemos tomar todas as precauções com antecedência, e implantamos nossos recursos para nos anteciparmos, mas a mãe natureza fará o que quiser e ela está realmente com raiva esta noite”, disse Hochul à CNN. “Temos que estar preparados para a limpeza amanhã [quinta-feira]. Visitarei os locais pela manhã para me certificar de que tudo está indo bem, mas agora estamos em uma situação muito terrível.”

Tornado toca solo em South Jersey

Na vizinha Nova Jersey, o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado da enchente depois que seu veículo ficou preso na água, disse o prefeito de Passaic, Hector Lora, à CNN. Os bombeiros conseguiram resgatar com vida outras duas pessoas que estavam no veículo, segundo o prefeito.

Muitas cidades na área de North Jersey relataram inundações massivas, que danificaram casas e empresas e forçaram motoristas a abandonar seus carros. Em Clifton, uma ambulância foi vista submersa na enchente junto com vários outros veículos.

Em South Jersey, um tornado atingiu Mullica Hill, que fica a cerca de 40 quilômetros da Filadélfia. Em dois vídeos publicados nas redes sociais é possível ver destroços girando com os ventos.

“Eu tinha acabado de sair da academia e me dirigi para uma pequena lanchonete na mesma área comercial. Estacionei meu carro e liguei para meu marido para ver se ele queria que eu levasse comida para casa”, disse Kristi Johnson, que gravou os vídeos e compartilhou o que testemunhou com a CNN.

“Enquanto eu estava no telefone, olhei pela janela do motorista e vi as nuvens rodopiantes e os destroços voando em minha direção. Abaixei o vidro e parecia que um trem estava chegando. Desliguei meu telefone e comecei a me afastar. Foi extremamente assustador.”

Enquanto isso, Newark, a maior cidade do estado, registrou seu dia mais chuvoso na quarta-feira. E em Trenton, a capital do estado, as autoridades aconselharam os moradores a deixarem suas casas até as 8h desta quinta-feira.

41 pessoas são retiradas de ônibus escolar na Pensilvânia

Na Pensilvânia, a tempestade prendeu um ônibus escolar na enchente em Shaler Township. O distrito escolar e a empresa de bombeiros voluntários locais confirmaram que 41 passageiros foram resgatados do ônibus.

Vídeos mostram uma equipe de pelo menos quatro pessoas navegando quase até a cintura para ajudar os passageiros a subirem em um pequeno barco. Os alunos resgatados foram então transportados com segurança para a escola secundária, disse o distrito escolar da área de Shaler.

O governador Tom Wolf encorajou os residentes a ficarem em casa na quarta-feira e levarem a tempestade a sério.

“Esta é uma tempestade extremamente perigosa que está afetando todo o estado”, disse Wolf, em um comunicado à imprensa. “Enquanto continuamos monitorando as condições, peço a todos que fiquem em casa se puderem.”

Apartamentos inundados em Maryland

Em Maryland, a chuva torrencial de Ida inundou um complexo de apartamentos, deixando uma pessoa morta e outra desaparecida.

O corpo de bombeiros resgatou dezenas de pessoas do complexo de apartamentos Rock Creek Woods, em Rockville, disseram as autoridades na quarta-feira. Com a tempestade, 50 apartamentos foram impactados e 12 inundados, segundo a polícia.

Um homem de 19 anos foi encontrado morto, mas a causa não foi confirmada, disse Casandra Durham, oficial de informações públicas do Departamento de Polícia do condado de Montgomery, à CNN. Três pessoas e um bombeiro foram transportados para hospitais da área devido a ferimentos não fatais.

O restante dos residentes foi transferido para um centro de recreação local, onde a Cruz Vermelha e os Serviços de Saúde do Condado de Montgomery foram posicionados para ajudar.

Um tornado também atingiu o estado, de acordo com Bud Zapata, oficial de informação pública do Corpo de Bombeiros de Annapolis.

O tornado foi relatado como tendo tocado em uma área principalmente comercial de Annapolis. Nenhum ferido foi relatado, mas algumas residências particulares foram danificadas e houve vazamento de gás na área. Bombeiros, polícia e outras agências estão avaliando os danos, disse Zapata.