Nordeste

Passam de 200 casos de doença de pele misteriosa em Recife

Olhar Digital | 01/12/21 - 08h59

Cerca de 200 pessoas estão com a doença de pele misteriosa que provoca vermelhidão e coceira em Recife. Segundo dados divulgados pela prefeitura nesta terça-feira (30), pelo menos 43 bairros da capital pernambucana registraram casos.

Na última segunda foram 195 notificações em 41 locais. Agora, são 201 em 43. Ainda não há uma confirmação por parte dos médicos de o que está causando essa condição.

Além da capital, pelo menos outras 12 cidades registraram casos da doença de pele misteriosa. Os pacientes são monitorados para avaliar o avanço da condição. Não foram registradas complicações graves até o momento.

Doença de pele em Recife - As autoridades trabalham com a possibilidade do surto ser causado por mosquitos. Por conta disso, armadilhas para capturar Aedes aegyptii foram espalhadas pela cidade.

“É importante destacar que, até agora, não houve o registro de agravamento associado à aparição das lesões cutâneas nos pacientes”, disse a secretaria municipal de saúde de Recife. 

A notificação dos primeiros casos da doença de pele ocorreu no dia 1º de outubro com cinco crianças do Córrego da Fortuna e do Sítio dos Macacos, na Zona Norte da cidade. As autoridades de vigilância sanitária do município emitiram um alerta epidemiológico para que as unidades de saúde e redes pública e privada notifiquem, imediatamente, novos casos das lesões que seguem sem explicação.

A secretária de Saúde de Recife afirmou, em nota, que está buscando esclarecer o motivo para as lesões e que “tem discutido os casos com equipe clínica e que as investigações epidemiológica, entomológica e laboratorial estão em andamento”.