Os pastéis são crocantes e fartos de recheio e os prediletos são de frango com gengibre e o mineiro (doce)
O bairro de Garça Torta é uma graça, com a Casa da Arte e o olhar cultural das crianças, a praia com seus corais, jangadas, é lugar querido dos artistas e dos descolados, bons roteiros de comer e beber… mas vou resenhar sobre a mineira Maithê Salomão, escolada nos fogões à lenha e na boa comida de Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM
Entre os aromas e sabores, a moça escolheu o bairro do litoral de Maceió para viver e empreender com seu famoso “Pastel de Quinta” – agora em horário reduzido. O pequeno empreendimento só abre às quintas, com pasteis e caldinhos, e nas sextas com o cebiche (peixe e camarão marinado no limão), brochete de miolo de alcatra, os pasteis numa versão menor com oito unidades. Rola a boa música brasileira e jazz.
O Pastel de Quinta é um dos meus lugares prediletos, mas aviso logo aos navegantes: o lugar é pra quem não tem pressa, a comida pode demorar, mas faz valer o tempo. Então relaxe com a boa a música, beberique cerveja ou caipirosca de lima da pérsia incrementada com pimenta rosa.
Os pastéis são crocantes e fartos de recheio, com 12 sabores, entre salgados e doces. Na lista dos prediletos, o de frango com gengibre e o mineiro (doce de leite, banana, nozes e damasco). Minha paixão é carne e azeitona, bem tradicional.
O ceviche não segue à risca a receita peruana, além da batata-doce e do milho tem o molho mexicano de guacamole
O segundo colocado é o cebiche (também se escreve ceviche). Contudo, o da Maithê não segue à risca a receita peruana, pois além da batata-doce e do milho ela adicionou o molho mexicano de guacamole.
O guacamole é molho à base de abacate misturado com cebola picada, pimenta, tomate, coentro, limão e sal. A mistura quebra um pouco acidez do ceviche, onde os frutos do mar são curtidos no limão e bem apimentados. O peixe é a tilápia.
Imperdível é o brochete do miolo de alcatra. Essa parte do boi é bem macia, e o tempero não tem mistério, apenas sal. O vinagrete e farofinha tem a mão certa da boa cozinha mineira.
No mais, o Pastel de Quinta não tem formalidades, habita numa casa da própria Maithê, com o quintal disponível para os clientes baterem um bom papo e comerem bem. Como dizem os mineiros: “ô trem bão!”.
Mas não esqueça: vá sem pressa.
Rota do Pastel de Quinta
Preço do pastel – De R$ 7,00 a R$ 9,00 – Aceita cartão de crédito
Funciona nas quintas das 18 até as 22horas e nas sextas até 23horas
Rua São Pedro, 511, Garça Torta – Telefone: 9122-9920
LEIA MAIS
+Lidas