Pastor suspeito de matar ex-mulher a facadas em festa de aniversário do filho segue preso após audiência

Publicado em 13/10/2026, às 17h30
Jonatã de Jesus Batista, de 40 anos, foi preso suspeito de matar Jeane Cristina Mattes, de 43 anos - Reprodução / Redes sociais
Jonatã de Jesus Batista, de 40 anos, foi preso suspeito de matar Jeane Cristina Mattes, de 43 anos - Reprodução / Redes sociais

Por g1

Jonatã de Jesus Batista, suspeito de assassinar a ex-mulher Jeane Cristina Mattes a facadas durante a festa de aniversário do filho, teve sua prisão preventiva mantida pela Justiça em Americana (SP). O crime, que ocorreu na presença dos filhos do casal, foi registrado como feminicídio e gerou grande comoção na comunidade.

Jeane, que possuía uma medida protetiva contra Jonatã devido a episódios anteriores de violência doméstica, foi atacada com sete facadas, quatro delas no peito, e não sobreviveu aos ferimentos. A discussão que precedeu o crime ocorreu na casa do ex-companheiro, onde a festa estava sendo realizada.

Após o crime, Jonatã foi contido por moradores até a chegada da Polícia Militar, que o retirou do local devido ao risco de linchamento. A faca utilizada no ataque foi apreendida, e o suspeito admitiu ter consumido drogas e álcool antes do incidente, enquanto a defesa ainda não foi localizada.

Resumo gerado por IA

A Justiça manteve preso Jonatã de Jesus Batista, de 40 anos, suspeito de matar a ex-mulher, Jeane Cristina Mattes, de 43, a facadas durante a festa de aniversário do filho, em Americana (SP).

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a prisão em flagrante foi convertida em preventiva após uma audiência de custódia realizada na segunda-feira (12).

O crime aconteceu no domingo (11), durante a comemoração dos 15 anos do filho mais velho do casal, em uma casa no Loteamento Mantovani.

Segundo a polícia, Jeane tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro, que já havia sido preso por violência doméstica contra ela.

Jonatã, que se apresentava como "pastor itinerante" nas redes sociais, foi imobilizado por moradores até a chegada da Polícia Militar. O caso foi registrado como feminicídio. O g1 tenta localizar a defesa do suspeito.

O crime

Jeane estava na casa do ex-companheiro para comemorar o aniversário do filho quando os dois teriam discutido.

Ela foi atingida por golpes de faca e chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital Municipal de Americana. Segundo o médico que a atendeu, a vítima tinha sete perfurações pelo corpo, quatro delas no peito.

Uma pessoa próxima à família contou à EPTV, afiliada da TV Globo, que os filhos do casal, de 15 e 8 anos, presenciaram o assassinato da mãe. A testemunha, que preferiu não ser identificada, disse que entrou na casa para retirar as crianças.

"Foi a hora que eu entrei lá pra tirar as crianças do meio. E o próprio filho dele começou a falar, 'meu pai matou minha mãe, meu pai matou minha mãe', aí é onde começou o desespero", contou.

A mesma testemunha afirmou que Jonatã tinha problemas com drogas, ficava agressivo quando usava entorpecentes e não aceitava o fim do relacionamento. Segundo ela, ele chegou a passar um longo período sem usar drogas e se tornou pastor.

A Polícia Militar foi chamada por volta das 12h e encontrou o suspeito imobilizado por moradores. Segundo o boletim de ocorrência, havia uma aglomeração de pessoas e ameaças de linchamento. Por isso, os policiais retiraram Jonatã rapidamente do local e o levaram para atendimento médico.

A faca que teria sido usada no crime foi apreendida na casa. Aos policiais, Jonatã afirmou ter consumido drogas entre a noite de sábado (10) e a manhã de domingo, além de bebidas alcoólicas.

Além dos dois filhos com Jeane, o suspeito tem outro filho de um relacionamento anterior.

Gostou? Compartilhe