Política

Paulo Dantas é eleito governador 'tampão' de AL em eleição indireta na ALE

Paulo Victor Malta/Gilson Monteiro | 15/05/22 - 13h27
Fotos: Itawi Albuquerque/TNH1

Com 21 votos, o deputado Paulo Dantas foi eleito governador 'tampão' de Alagoas em eleição indireta na tarde deste domingo, 15, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. O vice é médico José Wanderley Neto. Houve duas ausências (Olavo Calheiros e Davi Davino) e um voto em branco, do deputado Antônio Albuquerque. Confira o placar: 

Marcelo Vitor - Paulo Dantas
Galba Novaes - Paulo Dantas
Ivan Beltrão - Paulo Dantas
Angela Garrote - Paulo Dantas
Francisco Tenório - Paulo Dantas
Paulo Dantas - Paulo Dantas
Marcos Barbosa - Paulo Dantas
Bruno Toledo - Paulo Dantas
Flavia Cavalcante - Paulo Dantas
Dudu Ronalsa - Paulo Dantas
Antonio Albuquerque - branco
Breno Albuquerque - Paulo Dantas
Cabo Bebeto - Cabo Bebeto
Cibele Moura - Paulo Dantas
Davi Davino Filho - faltou
Davi Maia - Davi Maia 
Gilvan Barros Filhos - Paulo Dantas
Fátima Canuto - Paulo Dantas 
Inacio Loiola - Paulo Dantas
Jaizinho Lira - Paulo Dantas
Jó Pereira - Danubia Karlla da Silva Barbosa
Leo Loureiro - Paulo Dantas
Olavo Calheiros - faltou
Ricardo Nezinho- Paulo Dantas
Ronaldo Medeiros - Paulo Dantas
Silvo Camelo - Paulo Dantas 
Tarcisio Freire - Paulo Dantas

VEJA IMAGENS DA SESSÃO DESTE DOMINGO

VEJA COMO FOI O PROCESSO ELEITORAL

  • Último a falar, o deputado Paulo Dantas destacou sua carreira política e seus mais de 38 mil votos nas últimas eleições. Ele ressaltou supostos golpes contra a democracia, se referindo às questões jurídicas que interferiram no processo eleitoral.
  • Única mulher candidata a governador, a socióloga Danubia Karlla da Silva Barbosa destacou a força da mulher e dos negros. "Estou aqui para ser a voz do jovem, da periferia, do pobre e do preto".
  • O quinto candidato a discursar é o deputado Davi Maia. Ele disse que Alagoas não pode continuar com o atual projeto de "desgoverno" e fez também críticas à segurança pública e saúde. 
  • Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra foi o quarto candidato a discursar. Ele destacou a valorização do servidor público. "Vamos esquecer o passado e fazer melhor daqui pra frente". 
  • O policial penal Flávio Henrique Catão Nogueira foi o terceiro candidato a usar a tribuna. Apresentou seu currículo profissional e político, já tendo se candidatado a deputado estadual e a prefeito, em São José da Laje, sua terra natal. 
  • Segundo candidato a falar, Cabo Bebeto também criticou a gestão do MDB, sobretudo na saúde e segurança pública, onde, segundo ele, faltaram insumos para hospitais e que não teria cumprido promessas na área de concursos. Ele aproveitou ainda os 5 minutos para criticar o ex-presidente Lula. 
  • Primeiro candidato a falar é Luciano Valdomiro Silva Fontes, bombeiro militar. Fez críticas à gestão de Renan Filho (MDB), que, segundo ele, não priorizou os mais pobres em sua gestão da saúde e educação e não valorizou o servidor público. 
  • Foram apresentadas impugnação de 4 chapas, mas a Mesa Diretora indeferiu e os deputados também rejeitaram os pedidos, e as candidaturas estão mantidas. 
  • Deputado Marcelo Victor dá início à sessão extraordinária.