Mundo

Pedaço de lixo espacial da SpaceX 1 cai em propriedade rural na Austrália

Extra Online | 02/08/22 - 23h55
Foto: Reprodução

Um pedaço de lixo espacial da nave SpaceX Crew-1, de Elon Musk, caiu no início do mês passado na propriedade de um fazendeiro na Austrália, depois de ser lançado no espaço em novembro de 2020.

A família do agricultor Mick Miners ouviu um estrondo vindo de um pasto de ovelhas em sua propriedade, perto de Jindabyne, nas Montanhas Nevadas (Nova Gales do Sul, Austrália), em 9 de julho. O objeto atingiu o solo a uma velocidade estimada de 25 mil km/h.

Os mineradores disseram que o objeto, que media cerca de três metros de comprimento, parecia uma árvore à distância, mas após uma inspeção mais detalhada, autoridades locais decidiram o especialista espacial da Universidade Nacional Australiana Brad Tucker para inspecionar a estranha descoberta.

Tucker discutiu o incidente em uma rádio na segunda-feira (1/8), dizendo que, após análise, era "definitivamente lixo espacial que fazia parte do tronco SpaceX Crew-1", contou a ABC. Segundo ele, este é possivelmente o maior pedaço de detritos documentados na Austrália desde que a estação espacial Skylab da NASA voltou à Terra, acima de Esperance (Austrália Ocidental), em 1979.

Moradores da região também relataram ter ouvido um grande estrondo quando o objeto caiu na terra, com alguns até afirmando que viram uma explosão quando atingiu o solo.

Um fazendeiro vizinho, Jock Wallace, também descobriu que um objeto estranho semelhante caiu em sua própria fazenda no mesmo dia.

Para Tucker, o objeto encontrado na propriedade de Miners pode receber boas ofertas de compra.

A espaçonave, que é um foguete de aço inoxidável, tinha 50 metros de altura. A SpaceX é uma empresa aeroespacial americana fundada em 2002 por Musk que ajudou a inaugurar a era dos voos espaciais comerciais.