Mundo

Pedido de socorro dá início à caçada por caminhão com 80 imigrantes

Istoé | 11/02/21 - 16h02
Reprodução

Um pedido de socorro para o setor de emergência da polícia de San Antonio, no Texas, nos Estados Unidos, gerou apreensão entre policiais. A ligação, realizada na última segunda-feira (08), avisava que cerca de 80 pessoas, vítimas de tráfico de pessoas, estavam presas no interior de um caminhão, muitas sem conseguir respirar.

As autoridades divulgaram a gravação da conversa para ajudar nas buscas pelo veículo suspeito. A ligação foi compartilhada pela emissora KABB Fox 29, de San Antonio.

Durante o diálogo, o operador questionou se a pessoa conseguia ver alguma coisa, e o interlocutor disse que estava no escuro, sentindo falta de oxigênio. Na sequência, o oficial perguntou se o denunciante acreditava estar em uma rodovia, sendo respondido que era possível escutar movimento de carros ao redor. O autor da chamada ainda revelou que algumas pessoas já estavam mortas, usando ainda os termos como “socorro” e “louvado seja Deus, ajude”.

“É comovente ouvir (a gravação) porque claramente atrás de quem ligou, ao fundo, você pode ouvir outras pessoas no veículo, no compartimento, e elas também estão gritando por socorro em espanhol e dizendo que estão sem ar”, disse o xerife Javier Salazar.

Segundo informações, cerca de 80 imigrantes estariam presos no caminhão, que teria sido registrado por câmeras de vigilância numa rodovia. O escritório de Salazar emitiu um alerta pedindo que quem tiver qualquer informação acione as autoridades.

“Eles (contrabandistas) não vão fazer a coisa certa, eles vão se livrar de um corpo ou vão abandonar alguém em um hospital, talvez. Eles certamente não farão a coisa certa e por isso estamos informando nossos policiais para estarem atentos a qualquer coisa”, finalizou o xerife.