Futebol Internacional

Pedro faz três gols pelo Flamengo e repete Pelé, em feito inédito para brasileiros desde 1963

Ogol | 01/09/22 - 08h45
Reprodução/Ogol

O massacre do Flamengo, fora de casa, contra o Vélez na Copa Libertadores tem um responsável. Pedro, em atuação de gala, anotou um hat-trick sobre os argentinos, repetindo assim algo feito uma única vez na história por um brasileiro - e não por um qualquer. A marca, até quarta-feira (30), era exclusiva de Pelé, que marcou três vezes em 1963 sobre o Botafogo.

Além de Pelé, apenas outros dois jogadores (não-brasileiros) haviam marcado três ou mais gols nesta fase da Liberta. O chileno Ivo Basay anotou três gols contra o Cruzeiro na disputa em 1997, mas não foi o suficiente para os chilenos avançarem. À época, a vitória por 3 a 2 levou o jogo para os pênaltis e a Raposa levou a melhor, sendo posteriormente campeã.

O jogador com mais com em um único jogo de semifinal de Libertadores é o colombiano Albiero Urusiaga, artilheiro da campanha vitoriosa do Atlético Nacional em 1989. O atacante fez quatro gols numa goleada de 6 a 0 sobre o Danubio, do Uruguai.

Pedro, com os três gols sobre o Vélez, alcançou 11 nesta Libertadores. O atacante já havia dado outro show nesta mesma edição, quando comandou um impiedoso 7 a 1 sobre o Tolima, à época marcando quatro vezes. Os 11 gols nesta edição deixam o atacante em posição confortável para ser o principal goleador do torneio, uma vez que agora tem quatro de vantagem para Rafael Navarro e Rony (Palmeiras) e Lucas Janson, do próprio Vélez.

Caso marque mais um gol nesta Libertadores, Pedro já será o principal artilheiro em uma edição neste século. O jogador com mais gols em uma Libertadores desde 2001 é o companheiro de ataque, Gabriel Barbosa, que marcou os mesmos 11 gols no ano passado. A melhor marca anterior a essa foi no fechamento do Século XX, quando em 2000 Luizão balançou as redes 15 vezes.