Contextualizando

Pela dificuldade na disputa pela prefeitura de Maceió, MDB guarda “bala de prata” para 2026

Em 24 de Julho de 2023 às 09:15

Está cada vez mais difícil o MDB definir um candidato do próprio partido ou alguém de uma das legendas aliadas para tentar evitar a reeleição, já no próximo ano, do prefeito João Henrique Caldas (PL).

Os nomes cogitados – alguns até externados nas redes sociais – não alcançaram um grau de competitividade política que justifique encarar esse desafio de confrontar o aparente favoritismo de JHC.

A possibilidade de lançar pelo menos três candidatos de partidos aliados continua prevalecendo, mais pela participação do mesmo propriamente pela possibilidade de vitória.

Além de aparecer liderando as pesquisas de intenção de voto até agora, o atual prefeito ainda conta com um trunfo: a vaga de vice na sua chapa, o que só deve ser decidido no primeiro semestre de 2024.

O nome mais forte eleitoralmente da oposição para concorrer com JHC é o do senador Renan Filho (MDB), ex governador que se elegeu senador e está afastado para ocupar o cargo de Ministro dos Transportes.

Mas, pelo favoritismo de JHC e pelo desgaste que eventual derrota proporcionaria, Renan Filho deve se preparar para 2026, quando, na condição de personagem mais forte do seu grupo político, estaria disponível para realizar um dos seus sonhos: governar Alagoas pela segunda vez – seu outro sonho é ser candidato a vice de Lula, também em 2026.

Renanzinho é, na verdade, a “bala de prata” a ser preservada pelo MDB.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas