Contextualizando

“Pela janela do avião” – A constatação do sucesso da energia solar

Em 20 de Março de 2023 às 08:00

Economista alagoano Daniel Lima Costa, Presidente da – ANNESOLAR-Associação Norte e Nordeste de Energia Solar:

“As últimas semanas têm sido muito corridas. Tive oportunidade de pousar em três capitais brasileiras – Maceió, Recife e Fortaleza. Os aeroportos, geralmente, ficam em áreas periféricas habitadas pela população de renda familiar mais baixa.

No procedimento de pouso algo me chamou atenção. Era a quantidade de casas com painéis solares sobre os telhados, na sua grande maioria com no máximo 10 painéis. Esse fato, corrobora um estudo que eu apresentei, afirmando que a geração sobre os telhados foi adotada maciçamente pelas classes C e D.

Tomando como exemplo o estado de Minas Gerais, constatamos que 75% ou 3/4 da geração sobre os telhados integra as classes C e D, com famílias que tem renda mensal de até R$ 7.100,00, segundo o IBGE. Interessante é que a classe mais rica (A) e a classe mais pobre (E) tem o mesmo percentual de adotantes, que é de 4%.

Como chegamos a esses números:
1. Identificamos nos números divulgados pela Aneel, a potência total instalada por faixa de potência das usinas instaladas sobre os telhados;
2. Depois, levantamos as faixas de renda familiar por classe social divulgadas no último censo do IBGE; e,
3. Por fim, verificamos o comprometimento da renda familiar com a aquisição dos kits solares, considerando financiamento em 60 meses e juros de 2% ao mês.

Dessa forma, pudemos identificar que para família das classes D e E, com renda familiar de até R$ 2.900,00, a aquisição de kits solares com potência de 1.0 kW a 2.0 kW, comprometeria de 1,7% a 3,4% da renda familiar.

Para famílias da classe C, as aquisições de kits solares com potências de 3.0 kW a 10.0 kW, comprometeria de 2,3% a 7% da renda familiar.

Quem afirmar que a geração sobre os telhados é coisa de rico está mentindo de forma inocente ou de forma muito mal intencionada.

O setor elétrico precisa enxergar a geração sobre os telhados pela janela do avião, de cima, quem sabe assim percebe que o povo, isso mesmo, o ‘povão’, adotou a geração sobre os telhados como a única e eficaz vacina contra as tarifas de energia mais cara do mundo.”

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas