O jogo entre Peñarol e Botafogo, pela semifinal da Libertadores, será no estádio Centenário, em Montevidéu, com as duas torcidas. A decisão foi oficializada na noite desta terça-feira. A partida sai do estádio Campeón Del Siglo, do clube uruguaio, onde seria originalmente realizado. O confronto acontece às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (30). O dia foi marcado por várias reuniões para essa definição.
Estiveram envolvidos a Conmebol, o governo do Uruguai, a Associação Uruguaia de Futebol e os clubes envolvidos na partida. O Ministério do Interior do país indicou que o jogo seria realizado apenas com a torcida local. No entanto, a Conmebol afirmou que o Peñarol poderia sofrer consequências caso não garantisse a presença de botafoguenses. A mudança de país foi cogitada.
"Do ponto de vista da segurança pública, entendemos que no Estádio Campeón del Siglo não era possível jogar com as duas torcidas. Concordamos que aconteça no Estádio Centenário", informaram autoridades do Uruguai em entrevista coletiva.
A CBF se manifestou celebrando o resultado. A entidade atuou durante as conversas para assegurar que a torcida do Botafogo não fosse lesada. "A CBF fez a parte dela, institucional, de ir em defesa do seu filiado. Tem um regulamento. Se não pode ter torcedor do Botafogo, seria ferido. Teve torcedor do Peñarol aqui. Defendemos o regulamento. E também que a segurança não fosse descuidada", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.