Alagoas

Peritos e legistas paralisam atividades por 24 horas em Alagoas

14/04/18 - 09h05

Os sindicatos dos Peritos Oficiais de Alagoas (Sinpoal) e da Associação dos Médicos Legistas de Alagoas (AMLEAL), informaram na noite da última sexta-feira (13), que a categoria composta por peritos criminais, médicos legistas e peritos odontolegistas, decidiu paralisar todo e qualquer tipo de atividade durante um período de 24 horas. A decisão foi tomada após não obter avanços em relação a negociação junto ao Governo do Estado.

Segundo os sindicalistas, a convocação da reserva técnica e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras, que prevê melhorias salariais, foram demandas apresentadas ao Governo.

De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a categoria iniciou a paralisação às 22h30 de sexta e deve retomar as atividades no mesmo horário deste sábado (14). Apesar da paralisação, 30% do efetivo cumprirá normalmente o trabalho por conta do que é definido pela legislação. 

Durante o período, os atendimentos dos chamados para locais de crime ocorrerão um a um. Ou seja, havendo dois homicídios, sai uma equipe para o procedimento e a segunda, para a outra ocorrência, somente com o retorno da primeira. Ficarão suspensos os exames de corpo de delito e também será reduzido o serviço de necropsia no Instituto Médico Legal (Maceió e Arapiraca).

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) emitiu uma nota à imprensa e lamentou a decisão das categorias. Segundo a Seplag, o governo está aberto para receber e conversar com todas as partes que trabalham pelo bom andamento da máquina pública.