Nordeste

Pernambuco anuncia retomada dos esportes individuais

Diário de Pernambuco | 03/07/20 - 08h38
Fred Amancio em coletiva do estado nesta quinta-feira | Foto: Governo de Pernambuco

Pernambuco vai liberar praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas para esportes individuais ao ar livre, com exceção das lutas. A novidade, que integra uma nova fase de reabertura no estado, foi informada pelo secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, em coletiva virtual do governo do estado nesta quinta-feira (2). A decisão seguiu os passos da Prefeitura do Recife, que anunciou a liberação na quarta-feira (1). 

De acordo com Fred, o conjunto de medidas foi elaborado em discussão com representantes do setor e está em conformidade com as diretrizes indicadas pelas autoridades sanitárias. Um protocolo geral dos esportes, criado em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde de Pernambuco, contém orientações específicas para a prática dessas atividades.

O documento contém três eixos: distanciamento social (que varia de acordo com a especificidade de cada modalidade esportiva), higiene (diz respeito a entrada nos espaços esportivos utilizando máscaras, retirando somente quando estiver em atividade e lembrando de trocá-la sempre que estiver úmida, além de garantir que as pessoas façam higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70% sempre que possível.

O protocolo também aborda a desinfecção dos materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio; e monitoramento, com aferimento de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos. “O esporte é um importante instrumento social, que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que com a retomada de muitas dessas atividades, de maneira segura e respeitando as normas do protocolo, haverá uma grande contribuição para a saúde dos pernambucanos”, comentou o secretário.

"Esse é um primeiro passo importante retomar as práticas esportivas. Esperamos uma melhoria dos números para poder em breve anunciar outras medidas importantes para os esportes no nosso estado", concluiu o secretário, que participou apenas da abertura da coletiva.

Academias

Sobre a reabertura das academias, o secretário de saúde André Longo afirmou que estão sendo discutidos protocolos com o setor. “Nós estamos caminhando nesse processo de retomada, avaliando os números, reforçando alguns desses protocolos para em breve poder anunciar também o retorno das atividades esportivas em locais fechados”, disse Longo. “Isso vai depender da observação do que vai ocorrer nas diversas regiões na semana 27, que acaba neste sábado e será mais avaliada na terça-feira. Estamos sempre buscando trabalhar com cautela e com segurança, acreditando firmemente em protocolos de pessoas que estão envolvidas na retomada dessas atividades”.

O discurso da gestão sobre a reabertura de bares e restaurantes, que recentemente foi alvo de críticas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - PE), seguiu a mesma linha. “Nós temos adotado cautela e conservadorismo no nosso plano de convivência. Temos situações em que o comportamento da doença não é homogêneo em todo estado. Nas demais macroregiões, nós temos o Agreste, com medidas mais restritivas”.

O secretário de saúde do Recife Jailson Correa reforçou que a cautela está embasada em uma preocupação com populações vulneráveis que ainda não foram expostas ao vírus. “Estamos observando a experiência nacional e internacional. Em alguns casos, quem se apressou e abriu tudo rapidamente acabou se arrependendo, tendo que voltar atrás e alterando o calendário estratégico. A paciência é necessária que se possa dar o próximo passo”.

Modalidades esportivas que serão liberadas na segunda-feira

Atletismo

Ciclismo

Canoagem

Ginástica

Golfe

Natação

Rapel

Skate

Surf

Tênis de mesa (apenas em espaços públicos)

Tênis (apenas em espaços públicos)