Nordeste

Pernambuco já tem 73% dos leitos de covid-19 ocupados, diz secretário de Saúde

JC | 07/04/20 - 07h29
Leo Motta/JC Imagem

Os casos de infecção pelo novo coronavírus aumentam a cada dia em Pernambuco, e a taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Estado também só faz crescer. De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, já estão ocupados cerca de 73% das vagas de UTI direcionadas para covid-19. A informação foi dada durante coletiva de imprensa online realizada, nesta segunda-feira (6), com o detalhamento dos dados do boletim de casos da doença.

"Estamos muito preocupados com os últimos três dias de testagens, que nos mostram aumento no número de casos e óbitos no Estado. Pernambuco está acelerando a curva epidêmica", disse André Longo. O Estado corre contra o tempo e une esforços para abrir leitos de UTI, que são essenciais para dar assistência intensiva a pacientes que apresentam quadro grave provocado pelo novo coronavírus. "Há um total atualmente de 280 leitos regulados especificamente para covid-19", afirmou o secretário. Além das 73% das vagas de UTI ocupadas por pacientes com suspeita ou com confirmação do novo coronavírus, o Estado tem "em torno de 57% de taxa de ocupação de leitos de enfermaria", segundo Longo. Ele ainda acrescentou que esses números são dinâmicos - ou seja, mudam com frequência, pois "a Central de Leitos está sendo acionada a todo o momento". 

Dados 

Também nesta segunda-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou a confirmação de mais 22 casos de covid-19 em Pernambuco, subindo para 223 casos da doença. Do total, 101 estão em isolamento domiciliar e 67 internados, sendo 23 em unidade de terapia intensiva (UTI)/unidade de cuidados intermediários (UCI), além de 44 em leitos de isolamento. Outros 25 pacientes já estão recuperados.

Os casos confirmados estão distribuídos por 17 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista, São Lourenço da Mata, Lagoa do Carro, Paudalho, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Petrolina, Ipubi, Aliança e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Em relação aos óbitos, mais nove foram confirmados laboratorialmente nas últimas 24 horas, totalizando 30 mortes pela doença em Pernambuco.