Nordeste

Pernambuco reativa antigo hospital privado com capacidade para 230 leitos de UTI

Folhapress | 16/04/20 - 13h39
Aluísio Moreira / SEI

O governo de Pernambuco reabriu na manhã desta quinta-feira (16) um hospital privado que estava desativado desde 2018. Com capacidade para 230 leitos, a unidade de saúde, agora gerenciada pelo Estado, começou a funcionar com 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros 20 de enfermaria.

O hospital de referência contra a Covid-19, onde funcionava o antigo Alfa, está localizado no bairro de Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana.

"Estamos entregando à sociedade pernambucana uma unidade de saúde exclusiva para o tratamento dos doentes do novo coronavírus que terá 230 novos leitos, sendo 100 leitos de UTI e 130 leitos de enfermaria", afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

A antiga unidade de saúde estava sem energia elétrica e água encanada. Os elevadores e geradores sem funcionar. A reforma envolveu restruturação de toda parte elétrica e hidráulica e também recuperação de equipamentos.

Com um investimento de 20 milhões, foi instalado um novo sistema de climatização além da compra de gases medicinais, aquisição de aparelho de raio-X e tomógrafo computadorizado.

A situação de Pernambuco é crítica. De maneira enfática, o secretário de Saúde, André Longo, tem repetido que, se as pessoas não reforçarem o isolamento social, existe a possibilidade de fila por vagas de UTI

Pernambuco, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, tem 1.683 testes positivos e 160 óbitos em decorrência do novo coronavírus. A taxa de ocupação dos leitos de UTI tem variado e, em alguns momento, ultrapassou os 90%.

Dados do governo estadual apontam que, em pouco mais de um mês, foram abertos 527 leitos para atender pacientes com a doença.

Deste total, 254 são de UTI. No início da crise, o governador Paulo Câmara prometeu como meta a abertura de 400 leitos para cuidados intensivos

O cronograma prevê implementação diária de novas vagas dedicadas exclusivamente às pessoas com a Covid-19.