Conteúdo de Marca

Pesquisa revela onde se encontram os maiores jogadores de e-Sports do Brasil

03/12/21 - 10h30

O que era considerado hobby passou a ser reconhecido como uma profissão do esporte.

A galera está cada vez mais ligada quando o assunto é atletismo digital, os jogos como Free Fire, Counter Strike, Rainbow Six e League of Legends estão se tornando mais populares no cotidiano do povo brasileiro.

Com um número crescente de adeptos e curiosos, alguns Estados vêm se destacando por serem considerados berço de jovens talentos.

O aumento dessa modalidade esportiva é cada vez mais comum nas mídias e em todo país, visto que se tornou mais que um hobby e passou a ser reconhecido como uma profissão do esporte.

Um exemplo é a Lei nº 188/2021, sancionada recentemente pelo Prefeito de Manaus, David  Almeida. À princípio a lei irá favorecer apenas a grande Manaus, mas futuramente poderá impactar toda a classe que representa o e-Sport em nosso país.

Já no Nordeste, após receber grandes iniciativas como a holding BDS, teve como destaque a Bahia, essas iniciativas podem fomentar a aparição de novos talentos para a região.

Isso leva ao entendimento de que para ter sucesso no S-ports, tão importante quanto os investimentos financeiros são os incentivos  humanos, com engajamento da população aliado ao apoio governamental.

Esse fato posiciona bem o Nordeste com relação à caça de talentos no S-ports, e pode se tornar o líder em número de bons jogadores.

Por outro lado,  outras regiões investem pesado em tecnologias para descoberta de novos talentos, como é o caso da região Sudeste do Brasil.

A região Sudeste, principalmente São Paulo, desenvolveu um polo da modalidade, ela possui um quadro de equipes, organizações e empresas que impulsionam essa prática esportiva.

Com grande número de talentos virtuais e conhecida pelo seu alto desenvolvimento, as equipes que são destaques em competições e estão concentradas em regiões específicas conforme dados apresentados pela pesquisa exclusiva da Betway, site de esports bets.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, 140 profissionais do e-Sportes que atuaram em competições das principais ligas tiveram seus dados coletados.

https://pixabay.com/pt/photos/guerra-arma-a%c3%a7ao-jogos-militares-4499000/

Conheça algumas das modalidades e sua concentração por região

League of Legends

Após coletar dados de 30 jogadores profissionais, dados apontam que entre os destaques em talentos para essa modalidade esportiva, a sua maior concentração está 76,6% na região Sudeste.

O fato curioso é que para esta modalidade existe pelo menos um atleta destaque em cada estado, ou seja, no League of Legends e Free Fire são as únicas modalidades esportivas com talentos nascidos em todas as regiões do país, o que indica uma melhor distribuição desses talentos pelo país.

Counter Strike - CS:GO

Para esse jogo, foram coletados dados de 20 atletas profissionais, entre Bizinha, Boltz,Yel e Apoka. A descoberta foi que 75% dos talentos estão na região Sudeste, já a região Norte não apresentou destaques no CS:GO para essa pesquisa.

https://pixabay.com/pt/photos/batalha-galinha-computador-strike-6179595/

Rainbow Six: Siege

No Rainbow Six: Siege o Sudeste se destaca novamente com 54% de representatividade.

O Nordeste não possui talentos destacados na pesquisa, embora certamente tenha muitos talentos na informalidade a serem descobertos.