Polícia

PF cumpre mandados em propriedades de ex-prefeito de Marechal

Desvio de cerca de R$ 6 milhões teria sido feito de merenda e transporte escolar

20/07/17 - 06h52
Cortesia / PF

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), cerca de 100 policiais federais cumprem 17 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens nos municípios de Maceió, Santana do Ipanema, Marechal Deodoro e Pão de Açúcar, todos localizados em Alagoas.

O ex-prefeito de Marechal, Cristiano Mateus, é um dos alvos da operação, denominada “Astaroth”, que investiga desvios de verbas públicas que ultrapassam os R$ 6 milhões. A ação também acontece simultaneamente em Pernambuco e Maranhão, já que a organização criminosa investigada teria ramificações nestes estados.

De acordo com a PF, os desvios ocorreram durante o mandato do ex-prefeito e saíram do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e FUNDEB, onde foi cometido crime de lavagem de dinheiro.

Os mandados têm como principal objetivo colher mais colher indícios e provas de suposta organização criminosa. Tanto residências como bens de Cristiano Mateus estão sendo vistoriados pelos agentes.

ASTAROTH : uma alusão ao exercício de poder que pode despertar o demônio da vaidade