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PIX impulsiona digitalização na América Latina e atinge 30% das compras no e-commerce

07/06/24 - 10h29
Foto: Freepik

Em apenas quatro anos, o Pix transformou completamente as finanças na América Latina. No Brasil, ele ultrapassou as transações com cartão de débito e crédito, DOC e TED há dois anos, se tornando a preferência entre os consumidores, e fez o país sair na frente.

Todos os setores do mercado já adotaram o Pix, a plataforma criada pelo Banco Central que possui o nome inspirado na palavra “pixel”. Entre suas facilidades estão as transações imediatas e com o custo zero, ambas funcionam unilateralmente entre clientes e empresas. 

A realidade é que os consumidores abandonaram as carteiras, tudo pode ser feito por meios eletrônicos, por isso as vendas virtuais cresceram bastante. Na nova geração, poucos são aqueles que saem para adquirir produtos e serviços

O número de operações é enorme, como mostra os resultados do relatório da Worldpay, o Pix é utilizado em 30% dos pagamentos digitais no país. A transformação digital é visível e oferece possibilidades ilimitadas aos consumidores, como explica Juan Pablo D'Antiochia, vice-presidente da Worldpay,

"Estamos vivendo uma imensa transformação no universo dos meios de pagamento. Hoje, as inovações digitais geram uma variedade cada vez maior de tipos de pagamento. E os consumidores, que nunca tiveram tantas opções para realizar pagamentos, esperam nada menos do que a perfeição na hora de fazer seu checkout. Este é um momento de possibilidades ilimitadas para consumidores, estabelecimentos comerciais e para a indústria de pagamentos que os conecta", explica Juan Pablo a Exame.

O Brasil sempre esteve em alta quando o assunto são as compras em e-commerce, o método de pagamento gratuito e rápido alavancou ainda mais. O consumidor se sente mais animado ao usar, sem demora e sem nenhuma burocracia.

Além dos e-commerces, o Pix também é responsável pelo cadastro de milhares de novos clientes das carteiras virtuais e bancos, já que é preciso uma conta para poder realizar pagamentos e receber dinheiro. Todo o valor das taxas bancárias perdidas foram revertidas em novos correntistas para as instituições financeiras.

O uso do Pix vai além dos pagamentos de rotina, ele é frequente em todos os setores. O entretenimento é um nicho crescente para o pagamento rápido, ele viabiliza a compra de jogos, ingressos de cinema, assinatura de streamings, apostas esportivas e até a colocação de créditos nos cassinos online que aceitam Pix.

No caso dos cassinos, algumas plataformas já oferecem o pagamento dos prêmios também em Pix, em segundo o valor é recebido pelo usuário. Uma facilidade que garante benefícios para os que utilizam e também para quem oferece o serviço.

O costume de contar com uma transação rápida e feita pelo celular faz com que os brasileiros optem pelas empresas que oferecem o Pix como modo de pagamento, elas são a preferência. 

Diante do enorme sucesso do Pix, as previsões para os próximos anos são muito positivas. Sua fama já saiu do Brasil, outros países já mostram interesse em copiar o projeto da plataforma do Banco Central e inserir em sua economia.