Em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (14), o deputado estadual Silvio Camelo apresentou uma emenda ao Projeto de Lei (PL) que trata da mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta.
Em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (14), o deputado estadual Silvio Camelo apresentou uma emenda ao Projeto de Lei (PL) que trata da mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. Com a emenda proposta pelo parlamentar, o PL foi retirado da pauta de votação e volta para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Alagoas para ser apreciado.
LEIA TAMBÉM
Segundo o deputado Silvio Camelo, a emenda apresentada visa a atender o PL de autoria do deputado Antônio Albuquerque e reconhecer a importância em homenagear a alagoana Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, e também manter a referência a Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos. De acordo com Silvio Camelo, a ideia é que o estádio passe a se chamar 'Rei Pelé e Rainha Marta'.
Entenda o Projeto de Lei
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou em primeira discussão, na terça-feira (13), a mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado Antônio Albuquerque.
Na justificativa do parlamentar, embora reconheça a relevância de Pelé para o esporte mundial, Albuquerque cita que não existem laços entre o ex-jogador e Alagoas. Já a alagoana Marta, melhor jogadora de futebol da história, engrandece e eleva o nome do estado.
O Estádio Rei Pelé é a maior praça esportiva do futebol alagoano e a casa de CSA e CRB nas últimas quatro décadas. O Trapichão, como também é conhecido o estádio por estar localizado no bairro do Trapiche da Barra, completa 49 anos no próximo dia 25 de outubro.
Em maio deste ano, Pelé se manifestou sobre a possível mudança. "A Marta é o Pelé de saias. Acho muito justa a homenagem. É uma pena que não poderei fazer uma tabelinha com ela na reinauguração", brincou ele, em declaração enviada por meio de sua assessoria.
Segunda tentativa
Não é a primeira vez que existe a tentativa de rebatizar o local para Rainha Marta, eleita pela Fifa seis vezes a melhor jogadora do planeta.
Em 2008 já havia sido apresentado projeto idêntico ao de Albuquerque. Foi feito na época pelo deputado Temóteo Correa (DEM) e aprovado na Assembleia Legislativa por 15 votos a 6. Mas o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) vetou, sob a alegação que seria uma descortesia com Pelé alterar o nome do estádio.
LEIA MAIS
+Lidas