Alagoas

PL que altera nome do Rei Pelé é retirado de pauta após proposta de emenda

Redação TNH1 | 14/08/19 - 16h50

Em sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (14), o deputado estadual Silvio Camelo apresentou uma emenda ao Projeto de Lei (PL) que trata da mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. Com a emenda proposta pelo parlamentar, o PL foi retirado da pauta de votação e volta para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Alagoas para ser apreciado. 

Segundo o deputado Silvio Camelo, a emenda apresentada visa a atender o PL de autoria do deputado Antônio Albuquerque e reconhecer a importância em homenagear a alagoana Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, e também manter a referência a Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos. De acordo com Silvio Camelo, a ideia é que o estádio passe a se chamar 'Rei Pelé e Rainha Marta'. 

Entenda o Projeto de Lei

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou em primeira discussão, na terça-feira (13), a mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. O Projeto de Lei (PL) é de autoria do deputado Antônio Albuquerque. 

Na justificativa do parlamentar, embora reconheça a relevância de Pelé para o esporte mundial, Albuquerque cita que não existem laços entre o ex-jogador e Alagoas. Já a alagoana Marta, melhor jogadora de futebol da história, engrandece e eleva o nome do estado. 

O Estádio Rei Pelé é a maior praça esportiva do futebol alagoano e a casa de CSA e CRB nas últimas quatro décadas. O Trapichão, como também é conhecido o estádio por estar localizado no bairro do Trapiche da Barra, completa 49 anos no próximo dia 25 de outubro.

Em maio deste ano, Pelé se manifestou sobre a possível mudança. "A Marta é o Pelé de saias. Acho muito justa a homenagem. É uma pena que não poderei fazer uma tabelinha com ela na reinauguração", brincou ele, em declaração enviada por meio de sua assessoria.

Segunda tentativa

Não é a primeira vez que existe a tentativa de rebatizar o local para Rainha Marta, eleita pela Fifa seis vezes a melhor jogadora do planeta.

Em 2008 já havia sido apresentado projeto idêntico ao de Albuquerque. Foi feito na época pelo deputado Temóteo Correa (DEM) e aprovado na Assembleia Legislativa por 15 votos a 6. Mas o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) vetou, sob a alegação que seria uma descortesia com Pelé alterar o nome do estádio.