Desde a última segunda-feira (25), policiais militares alagoanos estiveram na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, para realizarem o Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, organizado pela Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O curso, cujo encerramento aconteceu nessa sexta-feira (29), contou com a participação de policiais militares dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Bahia e de Alagoas. A PMAL foi representada pelo capitão Sidney Cunha, os tenentes Jackeline Leandro e Alex Acioli, e o Subtenente Anderson Rolemberg.
O referido curso tem como objetivo disseminar a cultura da Polícia Comunitária, com base no Sistema Koban, que é a doutrina de policiamento comunitário japonês. Outro fator importante no curso, foi o conhecimento das experiências bem-sucedidas no policiamento comunitário desenvolvido pelas Polícias Militares dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, que diminuíram os índices de violência por intermédio do policiamento que valoriza a aproximação com a comunidade.
Com a conclusão do curso, os militares estão habilitados a multiplicar os princípios da Polícia Comunitária em suas Corporações, como também ficam aptos a participar do Curso de Internacional de Polícia Comunitária a ser realizado no Japão.