Cultura

Poeta alagoano lança livro digital sobre sua vivência com a depressão

Assessoria | 29/12/20 - 19h40
Assessoria

Como uma forma de expressar seus sentimentos, o poeta e estudante de jornalismo João Vitor Ferreira, de 22 anos, lançou um livro digital sobre sua vivência com a depressão. Intitulado “Do Avesso ao Verso”, o e-book lançado na Amazon contém 50 poemas autobiográficos, onde o autor narra sua trajetória na luta contra a doença.

De acordo com João, que escreve desde criança, a literatura sempre lhe serviu como uma forma de desabafar. Sentimentos como solidão, tristeza e angústia são abordados em sua escrita, a exemplo dos poemas “Barco sem rumo”, “Ilusão”, “O retorno de Saturno” e “Autorretrato”.

“Eu costumo dizer que o Do Avesso ao Verso é um passeio pela cidade noturna da minha alma. Cidade essa, onde eu fiquei acordado várias madrugadas, sendo devorado por um turbilhão de pensamentos e sentimentos malignos. A depressão realmente é uma doença que, em um estágio avançado, te impede de levantar da cama, comer, sair com os amigos, ter relações afetivas e até mesmo tomar um banho. É uma luta contínua que venho enfrentando há anos, e agora decidi compartilhar com o público, porque falar sobre saúde mental é extremamente importante”, revelou o poeta.

Publicado na Kindle Direct Publishing (KDP), uma unidade de livros eletrônicos da Amazon, o e-book custa R$ 9,90. Para comprá-lo, basta acessar o site e fazer o download do arquivo, que pode ser lido em smartphones, tablets e computadores.

O autor reuniu poemas de 2017 a 2020, que estavam guardados em cadernos e blocos de notas. A ideia principal é compartilhar suas experiências enquanto pessoa depressiva, mas também fazer um apelo para que quem passa por qualquer transtorno mental busque ajuda.

“Durante muito tempo eu não enxerguei a luz no fim do túnel, mas sempre escrevia para não ser devorado com as palavras presas na garganta. Escrever me ajuda muito nos momentos de crise, no entanto, a ajuda de um profissional foi fundamental para que eu conseguisse entender meus problemas emocionais e aprendesse a lidar melhor com eles.

Se você passa por algo parecido ou tem algum outro transtorno não sofra em silêncio, procure a ajuda de um amigo, de um especialista, e lembre-se que você não está só.

Arteterapia

De acordo com a psicóloga e arteterapeuta Patrícia Rose, toda forma de expressão pode auxiliar o indivíduo a se comunicar com as suas emoções.

"A arteterapia é uma ferramenta terapêutica. Utilizamos o desenho, a escultura, o teatro e a própria poesia. Vários profissionais de várias áreas podem estar fazendo uso dessa ferramenta, com o objetivo de auxiliar o seu cliente ou paciente. Através da arte a gente consegue expressar problemas, conflitos, medos e traumas", avaliou a psicóloga.

Para mais informações sobre o trabalho do autor basta acompanhá-lo no Instagram: @vicktorjoao_ e @poetasemanimo, pelo e-mail: poetasemanimo@gmail.com ou pelo WhatsApp: 82 98838-9949