Polícia

Polícia Civil prende homem por fraudes contra a Previdência Social em Arapiraca

Ascom PC AL | 15/05/20 - 11h34
Ascom PC AL

Um homem de 53 anos suspeito de aplicar golpes no seguro desemprego e na Previdência Social foi preso, nessa quinta-feira (14), em uma operação da Polícia Civil de Alagoas, por meio de equipes da Delegacia Regional de Arapiraca (4ª DRP).

A prisão foi realizada na Rua Santa Terezinha, Centro de Arapiraca, e se deu após três semanas de investigações pelos policiais civis da 4ª DRP, coordenados pelo delegado Guilherme Iusten. O trabalho foi acompanhado pelo delegado Mário Jorge Barros, gerente de Polícia Judiciária da Região do Agreste.

Com o investigado, a Polícia Civil apreendeu vasto material de contabilidade, cerca de 400 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documentos de empresas e dezenas de carimbos. “Todo o material era usado pra dar golpes no seguro desemprego e previdência social”, frisou Iusten.

O chefe de Operações da 4ª DRP disse que os trabalhadores eram admitidos nas empresas, e depois de um tempo, demitidos, mas sem nunca ter trabalhado, pra gerar o direito ao seguro. O escritório comprou alguns CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Juridica) de empresas pequenas e que estariam em falência e usavam esses CNPJs.

“Ele tinha contatos em outras cidades no interior do Estado que captavam pessoas, e estes comparsas pegavam a carteira de trabalho delas e, de posse dos documentos, forjava contrato de trabalho e depois a demissão do 'suposto trabalhador', e em seguida gerava o seguro desemprego”, explicou o delegado Guilherme Iusten.

A Polícia Civil informou que o suspeito foi encaminhado para a sede da Delegacia Regional de Arapiraca para os procedimentos cabíveis, sendo enquadrado nos crimes previstos nos artigos 171, 294 e 296 do Código Penal.

O delegado Guilherme Iusten disse ainda que, por ser crime contra a Previdência Social, toda investigação realizada e os procedimentos feitos pela Polícia Civil serão encaminhados para a Polícia Federal, a quem caberá aprofundar as investigações.

As informações que levaram à prisão do acusado chegaram à Polícia Civil por meio de denúncias de pessoas que procuraram a 4ª DRP e também pelo 181.