Alagoas

Policiais Civis desocupam Porto de Maceió, mas mantém a greve

30/04/16 - 11h17
Arquivo TNH1

Os policiais civis, que deflagraram greve no dia 19 deste mês, liberaram a entrada do porto de Maceió, que estava obstruída como forma de protesto da categoria que tem uma pauta de reivindicações de 23 itens.

A decisão foi tomada em assembleia da categoria, realizada ainda na noite de ontem, quando os agentes resolveram aguardar o resultado da reunião com o Governo do Estado, marcada para a próxima terça-feira (3).

Entre os itens da pauta está o reajuste salarial dos agentes e escrivães de polícia, que querem passar a receber 60% da remuneração de um delegado de polícia. A contra proposta feita pelo Governo do Estado foi de aumentar o piso salarial para R$ 3.600, o que de acordo com o secretário de Segurança Pública, o coronel Paulo Domingos Araújo Lima Júnior, representa um aumento de quase 20%.

O presidente do Sindicato dos Policias Civil de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, explicou que o acordo para a desocupação do Porto de Maceió se deu após uma reunião conciliatória mediada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno de Freitas, onde ficou acordado que a contra proposta do Governo seria discutida de forma antecipada.

“Eles queriam que nós sentássemos para discutir a proposta de reajuste de R$ 3.600 só em agosto, e a categoria não aceitava. Como a discussão começa já na próxima semana, a categoria entendeu que deveria desobstruir o Porto, mas seguiremos em greve”, explicou Josimar.