Polícia

Policiais Federais paralisam atividades em Alagoas

08/02/17 - 09h18

Policiais Federais paralisam atividades e juntamente com profissionais da Segurança Pública realizam ato público em Maceió nesta quarta-feira (8). O movimento é em reivindicação pela manutenção da aposentadoria policial, contra corrupção e pela reestruturação e carreira digna policial.

Participam da mobilização, o Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Alagoas – Sinpofal, a Ordem dos Policiais do Brasil – OPB, seccional Alagoas e o Fórum Estadual de Segurança Pública de Alagoas. A paralisação é nacional e foi aprovada pela União dos Policiais do Brasil (UPB), que congrega mais de 30 entidades nacional da Segurança Pública.

Segundo o presidente do Sinpofal, agente federal Flávio Moreno, a pauta das manifestações e paralisações incluem a manutenção da aposentadoria policial, devido ao reconhecido e histórico risco da carreira, cuja, PEC 287/16, tenta revogar. “Só em Alagoas, em 2016, foram assassinados 19 policiais, no Brasil foram 493 policiais”, lembra Moreno.

A pauta ainda traz em debate o combate à corrupção, onde os Policiais Federais vem desempenhando importante serviço à sociedade, inclusive na Operação Lava Jato. Pedem ainda a reestruturação da caótica situação da segurança pública, com implantação de carreira digna e poder completo de polícia aos policiais para que a população tenha mais segurança e a garantia no ir e vir. “Que o caos na gestão da Segurança Pública do Espírito Santo sirva de exemplo ao Brasil para a devida valorização na carreira policial, única capaz de conter a barbárie no país”, completa.

Além de Alagoas, paralisações e manifestação devem ocorrer no Congresso Nacional, em Brasília, e outras cidades. “Só com a reestruturação da segurança pública e implantação da carreira meritocrática policial defendida por nós, agentes federais, o governo economizaria a cada ano, 30 vezes a mais do que economizaria com a pretendida reforma da previdência, a cada ano”, conclui o presidente do Sinpofal.