Cultura

Popeye politicamente correto aposenta cachimbo e come espinafre orgânico

Olivia Palito também mudou e deixou de lado o papel de mocinha indefesa na nova versão do desenho animado

VEJA.com | 05/12/18 - 22h26

Popeye não é mais o mesmo. O “velho lobo do mar”, de braços tatuados, cachimbo na boca e pronto para uma boa briga com Brutus — após, claro, comer espinafre — ganhou uma versão repaginada com diferenças marcantes em relação ao desenho criado em 1933.

A nova série Popeye’s Island Adventures, disponível no YouTube, contará com 25 curtas animados para celebrar os 90 anos que o personagem completa em 2019. Os episódios apresentam um marinheiro de traços mais amigáveis, um apito no lugar do cachimbo e espinafre orgânico na dieta. Para quem não lembra, Popeye abria um enlatado com a hortaliça — agora, ele tem sua própria horta no navio.

Olivia Palito também deixou o papel de mocinha indefesa e se tornou uma inventora aventureira, que usa o cérebro para ajudar o parceiro a encarar os problemas do dia. Enquanto Brutus, por enquanto, está mais interessado no espinafre super-poderoso do que na moça.

As alterações dividiram opiniões dos internautas, principalmente daqueles que criticam o “politicamente correto”. “Se existe uma série que não precisa de reboot é o Popeye”, comentou um internauta. Outros, contudo, entendem que as mudanças são mais apropriadas para o público infantil do século XXI. “Acho correto. É uma releitura pra nova geração”, escreveu um fã do desenho na internet.

Confira abaixo o episódio: