Interior

População do Litoral sul Alagoano recebe serviços de Agricultura, Pesca e Aquicultura

Programa do Leite, fortalecimento na produção de ostras, doações de alevinos, APP Agro + Perto foi levado a Coruripe

Agência Alagoas | 08/08/20 - 23h00 - Atualizado em 09/08/20 - 08h20
Agência Alagoas

Na manhã desta sexta-feira (07), a cidade de Coruripe recebeu uma visita do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Foram tratados três pontos essenciais para o setor produtivo do Estado.

No início das atividades, ocorreu uma visita aos cooperados da Cooperativa Pindorama. Na ocasião, o Secretário de Agricultura do Estado, João Lessa, fez uma explanação sobre alguns programas e projetos da SEAGRI. O encontro contou com a apresentação das alterações do Programa do Leite e a apresentação do novo aplicativo Agro+Perto. A ferramenta tem por objetivo conectar os produtores de alimentos, cooperativas e associações com potenciais compradores do Estado. 

“O Programa do Leite não acabou, já conseguimos a verba federal e o pagamento dos atrasados junto ao Governo do Estado. Contudo, o programa precisou passar por um aprimoramento e mudanças necessárias, para que se tenha mais qualidade na produção e na entrega do produto”, explicou o deputado federal Marx Beltrão. 
 
Em seguida, na Associação de Produtores de Ostras, foi vista de perto a depuração de ostras com a finalidade de acompanhar o processo de produção e constatar a qualidade do produto. Na oportunidade, João Lessa fez um pronunciamento muito importante sobre a ampliação de produção das ostras no município. “O nosso intuito é aumentar em 100% o número de famílias beneficiadas e ajudar no aumento de mais 30% da produção atual. Através da Superintendência de Pesca,  observamos a real necessidade do cidadão e hoje entregamos mesas para a produção de ostras e motores de polpas para que as pessoas possam produzir ainda mais. Em parceria com o Instituto IABS, vamos trazer para Coruripe o primeiro laboratório de ostras do nordeste”, ressaltou o secretário.

Fechando as atividades do dia, a comunidade de Poxim recebeu a doação de 25 mil alevinos. No local, existem 30 gaiolas e 8 famílias vão ser beneficiadas com as doações. Além disso, até o final do mês, a previsão é que mais 75 mil alevinos sejam distribuídos em diversas comunidades de Coruripe. “Os alevinos são de grande importância para os produtores locais, pois são ótimos para consumo e fomentam o comércio local, fazendo com que os produtores possam trazer uma renda extra para suas casas”, explicou o pescador Genival dos Santos. 

Estiveram presentes durante os eventos: cooperados, população local, beneficiários, produtores, o secretário de Agricultura, João Lessa, o ex-secretário de governo por Coruripe, Maykon Beltrão, e os deputados estadual e federal, Ivan e Marx Beltrão.