Meio Ambiente

População é convidada a plantar 10 mil mudas no Recife

Diário de Pernambuco | 07/05/19 - 14h23
plantas | pixabay

A Semana do Meio Ambiente no Recife terá, pela primeira vez, uma Maratona Verde dedicada ao plantio de árvores na cidade. Serão 10 mil mudas plantadas com ajuda da população, sociedade civil e instituições, entre os dias 3 e 9 de junho, nos principais corredores viários, parques, praças, escolas e equipamentos de saúde. A população pode participar fazendo o cadastro no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). 

As mudas começarão a ser entregues aos endereços registrados uma semana antes do evento. A apoteose da maratona está marcada para os dias 8 e 9 de junho, reunindo voluntários em pontos estratégicos da cidade, definidos pela equipe de arborização da SMAS.

A ideia é contribuir para que os moradores se sintam parte da construção ecológica da cidade e fortaleçam a consciência cidadã sobre a importância das árvores para a sustentabilidade, adequação às mudanças climáticas, serviços ecossistêmicos e qualidade de vida. 

O plantio histórico será composto prioritariamente por mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife. Entre as árvores que serão plantadas estão: pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, sendo de pequeno, médio e grande porte.

A definição dos locais do plantio foi feita por meio de sensoriamento remoto e validação de campo e disponibilizadas na plataforma de gestão da arborização. “A identificação desses pontos é feita através da construção de uma lógica para as cidades inteligentes Smart Cities, que se baseiam em três elementos tecnológicos: Big Data, Internet das Coisas e Computação na Nuvem “, disse Marcos Araújo, chefe da divisão de Geoprocessamento da SMAS. Atualmente, são 260 mil árvores em logradouros públicos da capital pernambucana.