Mundo

População invade pista de aeroporto em Cabul para tentar sair do Afeganistão

CNN Brasil | 16/08/21 - 07h08

A pista do aeroporto de Cabul foi invadida por uma multidão na noite deste domingo (15) em busca de um voo para deixar o Afeganistão depois de o Talibã tomar o poder e o ex-presidente Ashraf Ghani fugir do país.

As imagens que circulam em redes sociais mostram pessoas desesperadas no saguão, áreas de embarque e desembarque e na pista de pouso e decolagem, onde há carros blindados do exército tentando resguardar as aeronaves.

Eles buscam também proteção, já que militares norte-americanos e da Grã Bretanha protegem cidadãos estrangeiros do corpo diplomático de diferentes países refugiados no aeroporto internacional de Cabul. 

As imagens postadas nas redes sociais impressionam. Confira:


Tomada do poder - Depois de cercar Cabul, capital do Afeganistão, na manhã deste domingo (15), e oferecer garantias aos moradores da cidade de que desejava "assumir o controle da cidade pacificamente", o grupo islâmico Talibã enviou representantes ao palácio presidencial para negociar a transição de poder. O Talibã entrou em Cabul "pacificamente", noticiou Nick Paton Walsh, da CNN, que está na capital afegã.

Caminho livre para os militantes

A retirada das tropas dos Estados Unidos depois de quase duas décadas no Afeganistão abriu caminho para o grupo islâmico enfrentar e derrotar as forças de segurança do país. Muitas cidades importantes caíram com pouca ou nenhuma resistência.

No comunicado divulgado neste domingo pelo porta-voz Zabihullah Mujahid, o Talibã afirmou que garantiria "a todos os bancos, empresas e casas de câmbio que estarão seguros e protegidos sob o Talibã e que ninguém tocará ou incomodaria ninguém em Cabul".

"Todas as pessoas ricas, os empresários, devem estar seguros e protegidos. Nenhum dos combatentes do Talibã tem permissão de ir a qualquer casa ou fazer buscas em empresas. O Emirado Islâmico lhes dá proteção total e eles devem seguir seguros e sem preocupações", disse Mujahid.

Estados Unidos retiram diplomatas da capital

Autoridades americanas informaram neste domingo (15) que diplomatas foram transportados de helicóptero da embaixada do país no distrito fortificado de Wazir Akbar Khan para um aeroporto, de onde deixarão o país. Durante a saída do país, os principais membros da diplomacia norte-americana no país trabalhavam do aeroporto de Cabul, disse um funcionário.

Já um representante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que vários funcionários da União Europeia (UE) foram levados para um local mais seguro – não revelado – na capital afegã. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou, no sábado (14), o envio de 5.000 soldados norte-americanos para ajudar na retirada de cidadãos do país e garantir uma saída "ordeira e segura" das equipes militares.

Um funcionário da defesa dos Estados Unidos disse que isso incluía os 1.000 soldados recém-aprovados da 82ª Divisão Aerotransportada.A embaixada brasileira em Islamabad também é responsável por representar o país junto ao Afeganistão.Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que não tem registro de brasileiros vivendo no Afeganistão e que “não está prevista, por ora, medida de proteção específica para os funcionários da Embaixada em Islamabad, uma vez que a cidade não está em zona de conflito”.