Alagoas

'População tem confundido avanço de fases com falsa sensação de cura', alerta secretário de saúde de AL

Ana Carla Vieira | 20/07/20 - 18h35
Reprodução

Em coletiva concedida à imprensa na noite desta segunda-feira (20), o secretário de estado da saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, chamou a atenção da população para a manutençao do isolamento social. 

"A população tem confundido um pouco, tem achado que pelo fato de Maceió ter avançado para a fase amarela, e outras regiões terem ido para a fase laranja, já está a sensação de cura geral, de imunização, e isso não é verdade. Só teremos um retorno à normalidade vivida antes de março quando tivermos uma vacina ou um medicamento de eficácia comprovada", alertou o secretário.

Alexandre Ayres disse ainda que todos precisam continuar evitando aglomerações e, quando precisar sair, usar máscara.

O secretário anunciou também que os bares e resturantes irão passar a partir de hoje por fiscalizações das equipes da saúde do estado e do município, e também da secretaria de segurança pública. "Nós iremos fechar bares e restaurantes que descumprirem as regras e autuar propietários que não cumprirem com os pré-requisitos que foram estabelecidos", disse Ayres. 

"Estamos trilhando um caminho de transparência e precisamos ter segurança e responsabilidade para que Alagoas continue dando exemplo. Se olharmos para outras regiões do Brasil veremos que no nosso estado não houve colapso da rede de sáude, nem superlotação em upas, nem abertura de cemitérios ou desfiles de caminhões com caixões. Tivemos desde o íncio uma organização e um plano de contigência que possibilitou abrir mais de 1.300 leitos, sendo 300 deles com respiradores", enfatizou o gestor da saúde em Alagoas.

Alexandre Ayres anunciou ainda que houve uma forte queda no número de óbitos em Maceió e uma estabilização no interior. E disse que ainda esta semana o Governo vai mostrar a nova avaliação da matriz de risco.