Nordeste

Por falta de vacinas, Recife suspende temporariamente campanha de imunização contra gripe

Jornal do Comércio | 26/03/20 - 13h40
Felipe Ribeiro/JC Imagem

Por falta de vacinas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será suspensa temporariamente no Recife, a partir desta quinta-feira (26), até que o Ministério da Saúde envie mais doses. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, está garantida a imunização de idosos e profissionais de saúde até o dia 15 de abril, quando se encerra a primeira fase da campanha.

Entre o início da campanha, na segunda-feira (23), e esta quarta-feira (25), foram vacinadas mais de 130 mil pessoas. “Por causa da pandemia da Covid-19, a procura dos idosos pela vacinação excedeu todas as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País. Até esta quarta-feira (25), aplicamos quase toda a primeira remessa de doses enviada pelo MS. Esperamos receber mais vacinas até sexta (27), para que possamos retomar a imunização na próxima semana. De qualquer forma, ninguém precisa se preocupar porque o público-alvo desta primeira fase será vacinado até o dia 15”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Pontos de vacinação no Recife

Nesta quarta-feira (25), para evitar aglomerações, foram abertos dois pontos de vacinação no esquema de drive thru, em que a população com mais de 60 anos não precisa descer do veículo para ser vacinada. Nos postos de vacinação drive thru montados no RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, e no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, foram vacinadas mais de dois mil idosos.

Os pontos, abertos em parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), serão reativados assim que o município receber mais vacinas.

A Secretaria de Saúde está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros. As salas de vacinação das unidades municipais de saúde estão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A lista de endereços está disponível neste link.

Outras etapas da campanha de vacinação contra gripe 

Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.