Turismo

Por que Alagoas é o destino da retomada do turismo no Brasil?

Ascom Sedetur | 03/08/20 - 16h57
Ascom Sedetur

Com um litoral repleto de belas e paradisíacas praias, embelezadas por extensos coqueirais, mar calmo e cristalino, temperaturas quentes e uma centena de atrativos que vão de Norte a Sul do Estado, do Litoral ao Sertão, Alagoas tem se destacado no cenário do turismo nacional como o principal destino brasileiro na retomada da atividade turística neste segundo semestre.

Grandes players do mercado do turismo, como CVC Viagens e Hotel Urbano, já indicaram o Destino Maceió como o mais buscado do país para viagens pós-pandemia, porém, estes turistas não se restringem somente à capital. As curtas distâncias entre as cidades permite que o visitante tenha uma experiência completa, com atrativos de todo o estado compondo o roteiro destes visitantes, com destaque para cidades vizinhas como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio e Paripueira, além de municípios mais distantes como Maragogi e Piranhas.

Além de todos os atributos naturais que fazem de Alagoas um dos cenários mais bonitos do Brasil, com inúmeros atrativos ao ar livre – requisito essencial neste cenário de pandemia - outros elementos impulsionaram a imagem do Destino no mercado nacional e também internacional, como a rápida implantação de protocolos sanitários, o controle da pandemia no Estado – no comparativo com outros destinos brasileiros - a redução significativa da violência nos últimos cinco anos e os investimentos na promoção e divulgação.

“Nós trabalhamos em várias frentes para preparar o Estado para retomada da atividade turística. Superamos a meta estabelecida para restabelecimento da malha aérea, com 35% dos voos reconquistados ainda em julho, com prospecção de mais 70% até dezembro. Inclusive prorrogamos sem perdas o voo internacional Maceió - Lisboa que terá início em outubro, com as mesmas três frequências semanais previstas antes da pandemia. Estamos colocando em prática o maior investimento da história do Estado em turismo, visando a retomada desta atividade que é tão importante para economia alagoana”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Destino Seguro

Adaptados à nova realidade, seguindo as determinações e recomendações do Protocolo Sanitário elaborado pelo Governo de Alagoas, todos os segmentos do trade turístico alagoano estão prontos e aptos a receber turistas: hotéis, receptivos, bares e restaurantes, que também compuseram as discussões para construção destas novas práticas. Já na fase amarela do Protocolo Sanitário e de Distanciamento Social Econômico, Maceió reabriu bares, restaurantes e shopping centers desde o último dia 20.

“Vivemos momentos diferentes da pandemia em Alagoas. Maceió, já na fase amarela, está pronta para receber os turistas, com passeios liberados e funcionando dentro das novas regras. Maragogi, nosso segundo maior polo turístico do estado, também já volta a realizar passeios nesta semana, como o das piscinas naturais e os de buggy. Todos estes com cautela e seguindo as orientações quanto à prevenção da pandemia. Os hotéis, apesar de nunca terem seu funcionamento proibido pelo executivo estadual, também retomam aos poucos às suas atividades. Nos próximos meses estaremos com o todo o estado em uma situação mais tranquila quanto à pandemia, sendo possível retornar às atividades turísticas e sempre levando em consideração as adequações a esta nova realidade”, completa o secretário Rafael Brito.

Buscando trazer mais segurança aos turistas e empresários, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio do Cadastro dos Empreendimentos Turísticos (Cadastur), coordena a implantação do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo (Mtur), que valida os empreendimentos que já prestam um serviço adequado à nova realidade, com a implantação dos protocolos de segurança. Atualmente, aproximadamente 500 estabelecimentos no Estado já contam com o selo de turismo responsável em Alagoas.