Contextualizando

O risco que Paulão corre de perder o mandato

Em 23 de Setembro de 2025 às 14:10

Depois de muitos anos na Câmara dos Deputados, Paulão (PT) tem dito que não pretende mais concorrer à reeleição e que deseja em 2026 disputar uma das duas vagas disponíveis para  Senado Federal.

Mas ele corre risco de ainda este ano ficar sem mandato, por conta de ação que tramita no TRE/Alagoas, movida pelo ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque contra o então candidato João Catunda, por suposta captação ilícita de recursos de campanha nas eleições de 2022.

João Catunda concorreu na última eleição pela Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), da qual faz parte Paulão, e se Nivaldo Albuquerque obtiver ganho de causa os votos destinados a Catunda serão considerados nulos, mudando os cálculos do quociente eleitoral e causando a perda do mandato de Paulão.

Na sessão realizada ontem no TRE, houve um tumulto enre os advogados das partes, que precisaram ser retirados do plenário, e, ao final, o Pleno do Tribunal decidiu que Paulão e a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) poderiam participar do processo.

Agora "o deputado e a Federação têm cinco dias para apresentar suas manifestações por escrito antes da retomada do caso", como explica a assessoria do TRE.

O defensor de Paulão, advogado Luciano Guimarães, pretende pedir a anulação do julgamento porque o feito foi iniciado em segredo de justiça e seu cliente seuer foi notificado, apesar da iminência de perder o mandato.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas