Futebol Nacional

Por unanimidade, STJD nega pedido de impugnação do Paysandu em jogo com Náutico

Redação TNH1 | 20/09/19 - 14h47
Wellington Campos

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) julgou nesta sexta-feira (20) o pedido de impugnação de partida feito pelo Paysandu em relação ao segundo jogo das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, no duelo com o Náutico. Por unanimidade de votos, o Pleno decidiu com 7 votos negar o pedido do Papão. 

Com a decisão do Tribunal, a partida, que terminou empatada em 2 a 2 e teve o Náutico vitorioso nos pênaltis, será homologada na Confederação Brasileira de Futebol, confirmando o acesso do time pernambucano à Série B do Campeonato Brasileiro 2020.  

Entenda o caso

O STJD recebeu no dia 10 de setembro o pedido de impugnação da partida contra o Náutico, pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. No documento, o clube do Pará destaca a marcação de um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden a favor do adversário aos 49 minutos do segundo tempo.

O Paysandu detalhou ainda que o árbitro estava a metros do lance, de frente para os atletas envolvidos na jogada – tão somente atletas do Paysandu, sem a presença de atleta do Náutico – em que um deles (Caíque Oliveira) cabeceia a bola na direção do braço esquerdo do companheiro de equipe (Uchoa), que estava a uma curtíssima distância, braço que está devidamente recolhido junto ao corpo e que não faz qualquer movimento.

No entendimento do clube, o lance foi absolutamente normal, e Vuaden aplicou penalidade máxima de forma a mostrar que desconhecia o novo entendimento da Regra 12 do Jogo que fala sobre mão na bola e lista como exceção as infrações de toque “se a mão ou braço estiver perto do corpo e não faça o corpo artificialmente maior”.

Sendo assim, o Paysandu pediu a impugnação de partida, para que a CBF não homologasse o resultado, bem como a suspensão da semifinal entre Juventude e Náutico. No último dia 13, o presidente Paulo César Salomão Filho recebeu o pedido, determinou a não homologação da partida contra o Náutico, mas negou a paralisação da Série C do Campeonato Brasileiro. O Náutico entrou em campo no domingo (15) e foi derrotado pelo Juventude por 2 a 1 no Alfredo Jaconi, em Caxias de Sul, pelo jogo de ida da semifinal. A segunda partida será neste domingo (22), no Estádio dos Aflitos, em Recife.