Mundo

Portugal prorroga a suspensão de voos com o Brasil

Melhores Destinos | 15/03/21 - 18h10
Divulgação

Com a situação epidemiológica no Brasil bem complicada, o governo de Portugal prorrogou pela quarta vez a suspensão dos voos ligando os dois países. As viagens entre os países continuam suspensas até as 23h59 de 31 de março. Todos os voos programados para este período estão cancelados e os passageiros afetados terão que remarcar as viagens.

Apenas são permitidos os voos de natureza humanitária para repatriamento de cidadãos nacionais, da União Europeia e de países associados ao Espaço Schengen, e seus familiares, bem como de cidadãos nacionais de países terceiros com residência legal em território nacional.

Hoje decola de Lisboa rumo a São Paulo mais um voo de repatriação, o terceiro realizado durante este período de suspensão que vem se estendendo desde o final de janeiro. Apesar da Azul e da Latam estarem liberadas pelas autoridades portuguesas para realizarem estes voos, somente a TAP voou de Lisboa para São Paulo nestes últimos 50 dias.

O despacho 2807/A -2021 sobre a prorrogação da suspensão dos voos foi publicado hoje no Diário da República de Portugal. O texto também obriga todos os passageiros embarcados no Brasil a apresentar “comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo”, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças com menos de dois anos. À chegada a Portugal, terão, ainda, de “cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”.

É importante destacar que os voos realizados neste período com o Brasil são somente para cidadãos portugueses ou europeus e residentes. Voltamos a reforçar, o turismo está fechado em Portugal.

Os passageiros afetados com o cancelamento de voos para Portugal devem procurar diretamente a companhia aérea ou seu agente de viagem para a remarcação do bilhete.

Além do Brasil, Portugal manteve a suspensão de voos com o Reino Unido até 31 de março. O país continua com ligações aéreas a outros países da Europa. Entretanto, a fronteira terrestre com a Espanha continua fechada e os passageiros provenientes de países europeus com alta índice de contágio, como Suécia, República Checa. Malta, devem apresentar exame PCR e também fazerem o isolamento profilático de 14 dias.

Portugal entrará, na quarta-feira, no seu 13º estado de emergência que vigorará até 31 de março. Nesta segunda-feira o país iniciou o processo de desconfinamento com a reabertura de parte das escolas, comércio e alguns serviços. O país estava fechado em casa desde meados de janeiro. O plano de reabertura durará até maio.

Hoje Portugal registra queda gradativa no número de casos e de mortes diárias. Atualmente, estão sendo computados cerca de 500 casos e 15 óbitos por dia. O país, que chegou a ser o pior do mundo em janeiro, hoje tem os melhores números da Europa.