Contextualizando

Posse de Marluce Caldas no STJ atrai alagoanos hoje a Brasília

Em 4 de Setembro de 2025 às 07:00

As atenções da comunidade jurídica e da classe política de Alagoas convergem, nesta quinta-feira, para Brasília, mais especificamente para a posse da conterrânea Maria Marluce Caldas Bezerra, que exercia o cargo de procuradora de justiça do Ministério Público alagoano, como ministra do Superior Tribunal de Justiça.

Ecerra-se assim a expectativa iniciada em outubro do ano passado, quando o STJ escolheu Marluce para integrar a lista tríplice para a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro de 2023.

Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nova ministra foi aprovada em sabatina no Senado Federal e, em 21 de agosto, teve seu nome referendado pelo plenário da Corte legislativa, culminando com sua nomeação, logo a seguir, pelo presidente da República.

Nesses últimos meses, foi intensa a movimentação nos bastidores políticos e jurídicos para que a alagoana de Ibateguara finalmente chegasse ao Superior Tribunal de Justiça.

Marluce Caldas é pós-graduada em direito constitucional e processual e ingressou no Ministério Público em 1986, sendo promovida em 2021 ao cargo de Procuradora de Justiça, tendo sido também duas vezes secretária de Estado em Alagoas.

O STJ conta com outro ministro alagoano em seus quadros: Humberto Eustáquio Soares Martins, que em Alagoas havia sido Procurador de Estado, presidente da OAB, presidente da Associação dos Procuradores de Estado e desembargador do Tribunal de Justiça.

Antes dele outros dois alagoanos, já falecidos, também foram ministros do Superior Tribunal de Justiça: Pedro da Rocha Acioli e Humberto Gomes de Barros.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas