Interior

Prefeito de Major Izidoro exonera servidores concursados oito dias após serem empossados

Ministério Público de Alagoas disse que vai recorrer de exonerações à Justiça

Eberth Lins | 06/01/21 - 12h30
Foto: Adrianu Santos / Agenda Alagoas

Servidores concursados recém-empossados na Prefeitura de Major Izidoro, cidade localizada no Sertão de Alagoas, foram surpreendidos com um decreto de exoneração coletiva, nessa terça-feira (05), oito dias após tomarem posse.

Ao todo, 134 servidores foram exonerados. Eles foram aprovados no concurso público de 2018 e empossados no último dia 28 de dezembro, após ação da Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), no município.

O decreto com as exonerações foi assinado pelo prefeito eleito nas últimas eleições, Theobaldo Cintra, do Partido Progressista (PP), e está publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Nesta quarta-feira (06), a Promotoria de Major Izidoro informou que vai ao Judiciário para anular o decreto que cancelou nomeações de concursados. 

"Trata-se de um ato do Executivo flagrantemente nulo, em especial porque viola os princípios do contraditório e da ampla defesa, que, inevitavelmente, deveriam ter sido respeitados, em procedimento próprio. Portanto, diante de tais irregularidades, nós buscaremos a anulação do decreto, judicialmente e, por via de consequência, o retorno ao estado anterior das coisas, ou seja, os aprovados devidamente empossados”, explicou o promotor de Justiça Guilherme Diamantaras.

Ainda segundo o promotor de Justiça, a ação de tutela provisória de urgência de natureza antecipada será proposta ainda esta semana.

Em contato com o TNH1 a assessoria de comunicação do município disse que vai enviar uma nota com o posicionamento da gestão sobre as exonerações.