Contextualizando

Prefeito JHC se reinventa e consegue surpreendente guinada política

Em 7 de Outubro de 2022 às 17:27

Apenas cinco dias após a disputa do primeiro turno das eleições, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, surpreendeu.

Em Brasília, anunciou desfiliação do PSB, que presidia em Alagoas, ganhou a presidência do PL (Partido Liberal) no Estado e garantiu apoio à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro, também filiado ao PL, para o segundo turno da eleição presidencial.

Com isso, JHC ganha um partido estruturado em nível nacional, com 100 deputados federais eleitos este ano, e adquire confiança para dar continuidade à sua breve e vitoriosa carreira política: aos 35 anos de idade, foi deputado estadual e federal com as maiores votações em Alagoas e, em 2020, se elegeu prefeito de Maceió.

Na eleição de domingo passado o desempenho de JHC e do seu então PSB não foi dos melhores: não conseguiu eleger um irmão deputado federal, seu pai (João Caldas) não se elegeu suplente de senador e o partido não fez nenhum deputado estadual, mesmo contando com toda a estrutura administrativa da Prefeitura de Maceió.

Para justificar o respaldo à campanha de Bolsonaro, JHC argumentou:

“Todas as realizações que promovi em nossa cidade só foram possíveis graças ao apoio do presidente. Acredito no governo como indutor de políticas públicas e sem medo de trabalho, mas com capacidade de visão. Como prefeito, sou testemunha desses avanços em Maceió. A partir de agora, vamos ter novos capítulos e oportunidades, ajudando na compreensão da Maceió e do Brasil que queremos.”

Agradecendo pela grande votação em Maceió, Jair Bolsonaro disse que sua campanha é diferente da de Lula, o candidato do PT:

“Temos um projeto que fala sobre Deus, Liberdade, Família. E, do outro lado, tem tudo o que põe em xeque esses valores, a exemplo da defesa da igualdade de gênero, e etc. Governadores eleitos e prefeitos bem avaliados estão aderindo a nossa candidatura por acreditarem nos valores que defendemos. Há centenas de outros apoios de prefeitos que serão anunciados em breve.”

JHC, primeiro prefeito de capital do Nordeste a manifestar apoio à reeleição de Bolsonaro, demonstrou habilidade em, em poucos dias, sair de um resultado adverso para presidir no seu Estado o Partido Liberal, que sai dessas eleições como a legenda mais forte do Congresso Nacional.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas