Alagoas

Prefeitura de Atalaia reduz número de viagens de ônibus escolar e universitários protestam

Dayane Laet | 01/02/19 - 07h39
Pexels

Os universitários que moram na cidade de Atalaia, Região Metropolitana de Maceió, usaram as redes sociais para protestar, depois que um decreto municipal reduziu as viagens do ônibus que faz o transporte de estudantes para a Capital. No decreto, foi estipulado que será feita apenas uma viagem por turno, com saídas às 05h30, 11h15 e 17h, e retorno às 14h, 19h e 22h.

O problema, segundo os estudantes do período noturno, é que devido à grande quantidade de universidades que o ônibus precisa percorrer, mesmo saindo da cidade às 17h, muitos deles chegam atrasados. “Quando chegamos, já está na hora de voltar pra casa”, alegou um deles.

Estudantes usaram redes sociais para protestar / Reprodução - Instagram

O documento oficial também deixa claro que, caso o ônibus fique cheio, será dada preferência para graduandos. Quem estiver fazendo pós-graduação ou algum curso de extensão só poderá ir se “tiver vaga”.

O TNH1 entrou em contato com representantes da prefeitura e conseguiu falar com o procurador municipal de Atalaia, Márcio Junior, que justificou o corte no transporte estudantil alegando uma crise financeira nas contas do município. “Estamos com as portas abertas para receber as reclamações dos estudantes e tentar ajustar os pontos apresentados”, disse em entrevista.

A reportagem também telefonou para o prefeito Francisco Luiz de Albuquerque, conhecido como Chico Vigário, mas não conseguiu contato. Segundo a assessoria, nesta sexta é aniversário da cidade e todos os gestores estão envolvidos em um evento que acontecerá na sede da prefeitura.